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GRAPHPRINT JUL/10
Equipamentos para pré-impressão
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da pré-impressão: “Em média, do tempo
de recebimento até a entrega do arquivo,
a pré-impressão ocupa 60%do tempo to-
tal, o que mostra o quanto o processo é
importante na impressão final.”
Na opinião de Fabrício Menossi, product
Manager Latam Commercial & Packaging
da Agfa, a pré-impressão é e será cada
vez mais importante, “principalmente
para o futuro. É por ela que a moderniza-
ção das gráficas começou e isso contribui
muito com o desenvolvimento do proces-
so gráfico. Acredito que é por ela que a
grande virada para o digital acontecerá.
Todo o know how adquirido ao longo des-
ses últimos dez anos de evolução da pré-
impressão contribuirá para uma transição
mais tranquila”, conclui.
Ávido por evolução
Menossi diz que a pré-impressão evoluiu
de artes gráficas para indústria gráfica:
“Isso significa que os processos executa-
dos dentro da pré-impressão deixaram de
ser manuais e artesanais para se torna-
rem padronizados, automatizados e digi-
tais. Essa evolução continua encurtando a
distância entre o criador de conteúdo e a
impressão graças aos modernos softwa-
res de produção e gestão de processos,
que, juntamente com as novas tecnologias
de impressão digital, passam a compor a
nova onda de modernização.”
O que era considerado diferencial, hoje
é requisito de qualidade. “Antes, não er-
rar era um atributo de qualidade; hoje é
pré-requisito para a contratação do traba-
lho, seja em offset ou para embalagens.
Nos últimos tempos, a produtividade dos
processos melhorou e se tornou mais
automatizada, permitindo que diversas
pessoas possam operar trabalhos de pré-
impressão. As tecnologias também evolu-
íram como a tinta da Epson UltraChrome
HDR, que possibilita reproduzir até mes-
mo cores especiais”, conta Matos.
Ribeiro fala em aprimoramento dos pro-
cessos: “Isso se deve à facilidade de uso e
ao aumento da qualidade dos equipamen-
tos laser e jato de tinta. É um mercado
que tem evoluído nos últimos tempos, e a
pré-impressão está cada vez mais inseri-
da na cultura do impressor”, avisa.
Eraldo faz um alerta aos empresários: “O
mercado é crescente. Muitos empresários
continuam investindo na capacidade de
impressão instalada e hoje sabem que
precisam de ótimos processos e soluções
na pré-impressão e no acabamento grá-
fico.” Segundo Horiuti, a pré-impressão é
a base de todo o processo e a integração
capacita o administrador a estabelecer
novos recursos de automatização e con-
trole de qualidade, “fatores fundamentais
que resultam em maior qualidade e pro-
dutividade, além de redução de custos”.
As inovações
Eraldo fala que, devido ao grande nú-
mero de bases instaladas, e do contínuo
desenvolvimento em pré-impressão, a
aposta da Kodak é na sinergia de seus
equipamentos, seja em plataforma ou
em tecnologia. “Atualmente, todos os
CtPs da Kodak possuem tecnologia Ko-
dak SquareSpot, que promove uma exce-
Fabricio Menossi, product Manager Latam
Commercial & Packaging da Agfa:
“É por ela que a modernização das gráficas
começou e isso contribui muito com o
desenvolvimento do processo gráfico. Acredito
que é por ela que a grande virada para o digital
acontecerá. Todo o know how adquirido ao
longo desses últimos dez anos de evolução da
pré-impressão contribuirá para uma transição
mais tranquila”
Ewerson Matos, gerente de negócios da Epson:
“A importância da pré-impressão nesses casos é essencial
para não perder dinheiro. É esse o processo que garante que o
investimento que está sendo feito pelo cliente esteja de acordo
com o planejado e dentro do tempo estabelecido”
Thiago Soares Ribeiro, analista de produtos da Canon do Brasil:
“Em média, do tempo de recebimento até a entrega do arquivo,
a pré-impressão ocupa 60%do tempo total, o que mostra o
quanto o processo é importante na impressão final”