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GRAPHPRINT JUL 10
EDITORIAL
Crescimento anunciado
Os primeiros resultados da ExpoPrint Latin America 2010 são os melhores
possíveis. De acordo com a AP&S, empresa organizadora do evento, a
visitação internacional superou a casa dos 300% de crescimento em relação
a 2006 e os negócios fechados extrapolaram os US$ 300 milhões nos sete
dias de feira, conforme declaração dos próprios expositores.
Os dados prévios fornecidos pela AP&S indicaram que o número de
visitantes ultrapassou 35 mil pessoas, chegando a 35.523 visitantes, o que
reflete a importância do evento, que se consagra o maior da América Latina
no setor gráfico.
Apenas para ilustrar, a Heidelberg é um dos exemplos do sucesso da feira.
A Speedmaster CX 102, lançada para o mercado latino apenas um mês
depois da feira inglesa Ipex, foi vendida para duas importantes gráficas do
Brasil. E não parou por aí: com grande êxito, a Heidelberg vendeu mais de
250 castelos de impressão, mais de 50 máquinas de acabamento e 29 CtPs
Suprasetter, além do sucesso do Prinect, ferramenta de integração e controle
de fluxo da gráfica, linha de consumíveis Saphira, seminovas, serviços e peças
originais. Outras empresas não divulgaram o montante de negócios, mas estão
satisfeitas com os resultados da participação na ExpoPrint.
O sucesso do evento foi total, se levarmos em consideração o grande número
de novas parcerias, novas representadas, empresas que se estabeleceram
no País – como é o caso da Goss Internacional Brasil, Toyo Ink e outras –,
além das muitas novidades em equipamentos e soluções de pré-impressão,
impressão e acabamento. Outra grande tendência confirmada no evento e
que teve grande procura pelo público visitante foi a impressão digital. Vários
estandes apresentaram opções em soluções para impressão digital, desde
equipamentos modulares, impressão digital colorida etc.
Somam-se aí, também, as tendências em produtos verdes, como
consumíveis, químicos auxiliares sem solvente, tintas formuladas à base
de óleo vegetal e assim por diante, mostrando que o setor gráfico brasileiro
caminha para uma atuação cada vez mais responsável e respeitando os
conceitos de sustentabilidade.
Apesar dos jogos da Copa do Mundo estarem a pleno vapor nos sete dias da
feira, os estandes e corredores estiveram repletos de visitantes. Em alguns
dias até faltaram vagas no estacionamento do Transamérica Expo Center, o
que já está motivando reformas e o aumento da
quantidade de vagas para os visitantes, já que o
próximo evento, marcado para 2014, terá também
mais dois pavilhões para expositores.
Muitas empresas também estão na expectativa
do fechamento de negócios prospectados durante
o evento e que devem se concretizar ao longo
deste segundo semestre. Depois dos ventos fortes
de uma crise que ameaçava afetar a economia
até não se sabe quando, vem o começo de um
período que promete grandes investimentos
em novos projetos e que devem levar o setor
gráfico brasileiro ao auge da tecnologia e da
produtividade, seguindo as mais recentes
tendências mundiais.
Bons investimentos e um ótimo retorno!
Boa leitura!
Marcos Mila