Page 79 - 101

Basic HTML Version

GRAPHPRINT JUL/10
79
LEITURA
Sergio Picciarelli
apresenta livro
“Encartes Especiais”
Obra aborda mídia impressa em
busca de novas formas de se
comunicar.
A publicação deste trabalho aca-
dêmico, depositado na Bibliote-
ca da Escola de Comunicações
e Artes da Universidade de São
Paulo, tem por objetivo difun-
dir conhecimentos para melhor
orientar a formação de novos
profissionais, abordando a ma-
neira pela qual uma ideia se concretiza,
qual seu fluxo de produção e elaboração, sua relação com o
que já foi feito no mercado e quais são suas possibilidades,
demonstrando algumas das várias oportunidades que a mí-
dia impressa oferece para os especialistas da área.
A escolha da Editora Abril para esse estudo justifica-se por-
que, ao longo de sua história, ela sempre esteve atenta
às novas tecnologias de produção de um departamento
exclusivo dedicado a desenvolver e viabilizar a inserção
de encartes com efeitos especiais, criados pelas agên-
cias de publicidade. Hoje, o modelo de trabalho desse
departamento é referência no mercado editorial gráfico
brasileiro. Por isso, as atividades da empresa são parte
importante desse material.
O autor
Sergio Picciarelli Júnior é bacharel em comunicação social
pela Faap, possui especialização em gestão de processos
comunicacionais pela Universidade de São Paulo e atual-
mente é mestrado em ciências da comunicação pela Uni-
versidade de São Paulo.
Picciarelli é especialista da área de desenvolvimento de
novos produtos da Editora Abril, onde atua há 18 anos. Tem
experiência na área comercial, editorial, publicitária e grá-
fica, com ênfase no desenvolvimento e viabilização de pro-
jetos diferenciados criados pelas agências de publicidade
e pelas redações e é pesquisador do grupo Comunicação e
Trabalho da Universidade de São Paulo.
Vender, Controlar, Melhorar:
Uma visão geral da Gestão
de Custos e Produção na
Indústria Gráfica
Livro traz contribuição para a capacitação
de profissionais e para a melhoria dos
processos de gestão das empresas.
O livro Vender, Controlar, Melhorar: Uma visão geral da Gestão de Cus-
tos e Produção na Indústria Gráfica, de Osmar Barbosa, tem prefácio de
Manoel Manteigas de Oliveira, diretor da Faculdade Senai de Tecnologia
gráfica e da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e dá
uma grande contribuição para a capacitação de profissionais e para a
melhoria dos processos de gestão das empresas. Conceitos fundamen-
tais e suas aplicações são explicados em linguagem simples e didática.
A leitura atenta desse livro, segundo Manteigas, pode ajudar muito no
dia a dia de gráficas de qualquer porte e pode funcionar também como
uma obra de consulta para dúvidas recorrentes.
O autor
Formado em processamento de dados e administração de empresas,
Barbosa iniciou sua carreira com desenvolvimento de sistemas ainda
muito jovem, na década de 80, época em que surgiram os primeiros
computadores pessoais. Nestes quase 30 anos, dedicou-se à criação e à
implementação de sistemas voltados para gestão, tendo participado de
inúmeros projetos em empresas de vários segmentos, no Brasil e no ex-
terior. Em 1998, fundou a Metrics, empresa especializada em sistemas
de gestão para a indústria gráfica, na qual coordenou o desenvolvimento
de aplicativos para orçamentos e vendas, planejamento e controle de
produção e toda a área administrativa. Participa como membro do CIP4
e do desenvolvimento do padrão JDF.
Sob seu comando, a Metrics tem desenvolvido e implantado seus
produtos em empresas lideres do segmento gráfico em toda a Amé-
rica Latina.