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DIAGNÓSTICO
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Associação Nacional de Livrarias (ANL) é uma associação de classe,
sem fins lucrativos que congrega livrarias associadas de todo o País.
Fundada em 5 de maio de 1978, a ANL busca incentivar o cresci-
mento do mercado livreiro, difundindo a cultura e o hábito da leitura
por todo o Brasil. Desde o ano 2003, a ANL vem realizando uma
pesquisa com o objetivo de construir um anuário permanentemente
atualizado, contendo informações sobre o setor livreiro no Brasil.
No ano de 2006, foi entregue à ANL um estudo sobre o setor livreiro
no Brasil, com base em dados coletados referentes ao ano de 2005,
que denominado “Diagnóstico do Setor Livreiro – 2006”. Para via-
bilizar esse estudo foi utilizado o “Anuário Nacional de Livrarias”,
construído a partir do diagnóstico. Nesse diagnóstico ficaram cons-
tatados dados importantes: o número de empregos gerados, consi-
derando tanto permanentes quanto temporários; temas mais ven-
didos; modificação no perfil de livrarias, que hoje oferecem outros
produtos, além de livros e serviços, como, por exemplo, café.
Além disso, foram avaliados os patamares de informatização das
empresas; a quantidade de vendas realizadas pela internet; a
distribuição geográfica dos estabelecimentos; o número de habi-
tantes por região. Essas informações são de extrema importância
para percepção da expressão desse setor ao mercado.
A realização do diagnóstico é importante tendo em vista que os
canais consolidados, as livrarias, ocupam a segunda colocação em
termos de vendas, ficando atrás apenas das compras do governo.
Isso com base assegurada nos dados da pesquisa “Produção e
Vendas do Mercado Editorial Brasileiro”, pesquisa contratada pela
Câmara Brasileira do Livro. Essas pesquisas sobre o setor livreiro
estão incluídas no propósito da ANL de incentivar o mercado livrei-
ro, subsidiando-o com dados que poderão ser de muita utilidade
nas tomadas de decisões.
Nesse sentido, cabe citar alguns exemplos: o livreiro poderá, por
intermédio dos dados das regiões, saber onde existe maior carên-
cia de livrarias, abrindo novas lojas nesses locais; o livreiro pode-
rá também saber os temas mais vendidos e os menos vendidos,
viabilizando arriscar-se em projetos de livros pouco publicados ou
manter-se com sua temática principal; será possível perceber a
tendência das livrarias na venda de outros produtos (que não os
livros) e a oferta de serviços diferenciados.
Além de ser útil no âmbito empresarial, os representantes da enti-
dade poderão utilizar os resultados da pesquisa como instrumento
para negociar junto às entidades governamentais e de classe a
busca de benefícios ao comércio livreiro, bem como o incentivo à
leitura e à cultura.
A busca da informação
Nesta segunda pesquisa a ANL coletou, sistematizou e analisou
dados referentes ao ano de 2009. Foi delimitado um universo de
2980 livrarias e definida uma amostra de 739 estabelecimentos.
Foram incluídos também dados de faturamento. Este estudo deu
origem ao “Diagnóstico do Setor Livreiro – 2009”. O questionário
aplicado em 2009 foi aperfeiçoado em relação ao de 2006, con-
tando com a colaboração de membros da diretoria, que apoiaram
dando suas sugestões.
Cabe ressaltar primeiramente que esse trabalho é resultado de uma
segunda pesquisa na busca do conhecimento das principais carac-
terísticas do setor livreiro e que somente aqueles resultados obtidos
nas questões de opinião aplicadas no primeiro trabalho e no segun-
do é que poderão ser comparados. Além disso, existem obviamente
questões ou informações que foram aplicadas no questionário de
2006 e que não foram aplicadas no questionário de 2009, aconte-
cendo também o contrário na relação de 2009 para 2006.
O formulário aplicado em 2009 é mais abrangente, o que resultou
em uma pesquisa com um maior número de informações e de
análises mais detalhadas.
A fonte principal dessas análises é proveniente de pesquisa en-
cabeçada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato
Nacional de Editores de Livros em seu diagnóstico: Produção e
Vendas no Setor Editorial Brasileiro.
Grupos de livrarias Percentual (%)
Grupos de 1 loja
63
Grupos de 2 lojas
11
Grupos de 3 a 10 lojas
8
Grupos de 11 a 20 lojas
4
Grupos de 21 a 40 lojas
5
Grupos de 41 a 100 lojas
3
Grupos de 101 a 200 lojas
6
Total 100
ANL divulga diagnóstico do setor
livreiro em 2009*
Porte das livrarias segundo número de lojas