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GRAPHPRINT NOV/10
Equipamentos de acabamento
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Radial
“A assistência técnica sempre foi um diferencial da Radial Tecno-
graf. Temos a maioria das peças que sofrem desgaste em estoque
para reposição. Alguns clientes também têm contrato de manu-
tenção, o que garante um atendimento mais rápido”, fala Maselli.
Qual é a vantagem da tecnologia UV
para acabamento gráfico?
Ferrostaal
“A Ferrostaal é representante exclusiva no Brasil da Steine-
mann, da Suíça, líder mundial em máquinas para aplicação de
verniz UV total e localizado. Com o modelo Hibis 104, podemos
aplicar efeitos com glitter, efeitos com relevo, braile, verniz
com fragrância, verniz fluorescente, verniz termocromo e tin-
tas metalizadas, em diversos produtos, como capas de revis-
tas e livros, catálogos promocionais, embalagens especiais,
posters e relatórios de empresas, entre outros. A máquina de
verniz UV off-line com troca rápida de serviços possui a ver-
satilidade e produtividade para atender uma ou mais impres-
soras da gráfica.
A tecnologia UV torna o produto bastante atrativo, agrega va-
lor e diferencia o produto impresso”, fala Luz
Forpack
“Hoje a tecnologia UV assegura maior produtividade dos
equipamentos, pois o sistema de secagem UV permite rápi-
da secagem e com isso melhor qualidade de impressão em
cromias, alem de proporcionar melhor cobertura em relação
às tintas convencionais. Por outro lado, o set up de máquina
é muito mais rápido que das tintas convencionais base água,
pois dependem de parada para limpeza. As tintas UV não se-
cam nos grupos impressores, pois somente reagem à luz UV e,
portanto, permite que, ao término da impressão, as tintas sejam
deixadas nas banheiras para retomar o processo no dia seguin-
te. Ainda que mais caras do que as tintas convencionais, no
final, depois de uma análise comparativa dos tempos de set-up,
dos gastos maiores de tintas convencionais e maior tempo de
set-up, a conclusão é que no final do processo a tecnologia sai
mais em conta”, exemplifica Esteves.
Grupo Furnax
“Aplicações em UV nos últimos tempos caíram no gosto do
cliente e são cada vez mais usados, sejam elas com reserva, to-
tal, especial, entre outras. Atualmente em muitos produtos con-
siderados comuns pode-se encontrar aplicações UV. O grande
ganho é o enobrecimento e a possibilidade de agregar valor ao
produto, usando isso como diferencial de venda“, fala Soares.
Heidelberg
“A aplicação de verniz UV é realizada na própria impressão, um
recurso que proporciona vantagens estéticas à impressão, va-
lorizando a imagem ou mensagem que o cliente pretende trans-
mitir. É importante realizar um planejamento do uso do verniz
para melhores resultados de acabamento”, fala Machado.