Page 8 - 105

Basic HTML Version

8
GRAPHPRINT NOV/10
ENTREVISTA
CARLOS JACOMINE
NO SINGULAR DA PLURAL
Ao completar 14 anos de existência, a Plural Editora e Gráfica fecha seu ciclo de investimentos, iniciado há quatro anos,
com a chegada da rotativa Sunday 3000. Dona de 11 rotativas, a gráfica investiu R$ 80 milhões.
Carlos Jacomine, diretor geral da Plural e bola da vez desta entrevista, revela ainda que a Plural, daqui em diante, se con-
centrará na construção de uma nova gráfica com foco no mercado promocional, ou melhor, usando a impressão digital para
atender as grandes tiragens. Pois, de acordo com o executivo, hoje, no Brasil, não há empresas especializadas no mercado
promocional com alto grau de diferenciação e sofisticação em grandes volumes.
Não é segredo para ninguém que em 2009 a empresa, então responsável pela impressão das provas do Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem), ao ceder seu espaço físico, por problemas que ao longo da entrevista serão esmiuçados por Carlos
Jacomine, diretor geral, teve seu nome ligado ao episódio do vazamento do conteúdo da prova. Vale frisar que a Plural não
foi envolvida no inquérito policial e não foi acusada de absolutamente nada, mas há, conforme as próprias palavras de
Jacomine, uma questão moral em jogo. “A nossa marca não pode e não ficará atrelada a nada que possa prejudicá-la”,
adianta o diretor geral.