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sumo de suprimentos permite à OKI desenvolver planejamento
e estratégias de operacionalização do envio e abastecimento de
suprimento nos locais, equacionando custos logísticos com alta
disponibilidade dos serviços de impressão.
Para cada escritório de vendas e filiais foi criado e colocado em
prática o conceito de ilha de impressão, ou seja, recursos que iriam
permitir ao usuário realizar as impressões em cores ou mono, em
um único local, como forma de centralizar o controle.
Nos parques que exigiam um volume maior de impressões, a ilha
é composta com uma multifuncional colorida para maiores forma-
tos, no caso, o modelo MC860, que permite a realização de opera-
ções de cópia, digitalização de imagens, impressões de plantas de
imóveis, envio de fax, além de uma impressora monocromática de
alta performance, a B6500, para impressões de documentos em
geral.  “Com as ilhas de impressão, nossos colaboradores passa-
ram a utilizar um único local, o que facilita a gestão e contabiliza-
ção”, diz Mobrizi.
Maior controle e redução de
desperdício
Para controlar as ilhas de impressões, a OKI implementou na
Rossi um software de bilhetagem preciso e uma solução com-
posta por software e hardware de controle de fluxo de impressão,
desenvolvido em parceria com a empresa NDD Digital, que fica
hospedado em um servidor dedicado e é administrado de forma
remota. Com a solução, a contabilização dos impressos é apre-
sentada por meio de relatórios completos, inclusive levando-se
em conta as variações de volumes das impressões realizadas
em outros escritórios.
Outra característica do serviço é o crédito, ou seja, nas filiais em
que os volumes de impressões não atingem a franquia mensal es-
tabelecida em contrato, é gerado automaticamente um bônus, que
é descontado das unidades que excederam o volume estipulado
em um determinado mês. “A terceirização com a OKI está sendo
um ótimo negócio para a Rossi. Pelo acordo, temos uma forma
justa e transparente de realizar o pagamento por página impres-
sa”, destaca Mobrizi.
Para otimizar o controle das impressões e apoiar a redução do
custo causado pelo desperdício, que era de 20% do total das im-
pressões, foi criado um sistema que propôs a liberação de docu-
mentos por digitação de senhas individuais (Pin Number) ou via
cartões de identificações individual, já utilizado pelos colaborado-
res para acesso às dependências da Rossi. Dessa forma foi possí-
vel eliminar o desperdício e contabilizar corretamente as páginas
impressas, evitando um custo superior ao consumido.
Outra importante melhoria para a Rossi foi a gestão ativa dos con-
sumíveis e a manutenção preventiva dos equipamentos. Com um
controle via internet, por meio da ferramenta proprietária da OKI,
a Print Supervision, o suporte técnico é capaz de prever a neces-
sidade de trocas de peças e reparos, evitando a interrupção do
trabalho ou minimizando o incidente para o usuário. Um eventual
chamado da Rossi para resolver uma ocorrência de contingência
leva apenas duas horas para ser atendido, o que contribui para
uma maior produtividade dos funcionários. “Um dos benefícios
que estamos obtendo com o novo projeto é a maior produtividade
dos usuários, que podemos estimar em 30% em relação ao siste-
ma de impressão anterior. Encontramos uma forma de atendimen-
to diferenciada”, finaliza Mobrizi.