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Gerenciamento de cores
GRAPHPRINT JAN/FEV 11
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do papel, com filtro UV ou sem, leitura de linhas ou de folhas inteiras. Os softwares
também podem ser diferentes, com diferentes recursos. Existem opções mais ‘wi-
zard’ ou mais detalhadas. As primeiras são as mais vendidas e mais fáceis de usar.
A segunda exige maior conhecimento de gerenciamento de cores para saber tomar
as decisões corretas. Hoje, a solução mais vendida para controle da impressão é
um espectrodensitômetro 528, e para a criação de ICC, o Eye-One XTreme”, explica
Copetti.
Escobar diz que os sistemas da GMG para gerenciamento de cores atendem a todos
os mercados e processos, assim como equipamentos para medição da X-Rite e de
iluminação da Just Normlicht.
Da pré-impressão a impressão:
sugestão ao gráfico
Antes de tudo, o gráfico tem de querer mudar conceitos obsoletos. “É impossível
gerenciar cor e processos se não tiver equipamentos para o controle, como espec-
trofotômetros, densitômetros de papel e chapas, entre outros. É preciso possuir
softwares que façam o gerenciamento dos dispositivos atualizados; é preciso saber
como está a impressão e para isso se faz necessário a impressão de TestForms,
nos variados e principais papéis utilizados na gráfica, para verificar qual padrão
será aplicado e seguido (ganho de ponto, densidade, contraste de impressão, etc.).
Resumindo, se a gráfica não tiver profissionais aptos a fazer todo o processo, sugiro
uma consultoria de gerenciamento de cores por empresas especializadas. Valor
de investimento é muito subjetivo. Cada empresa tem necessidades diferentes e
podem variar de acordo com uma série de parâmetros”, observa Marafiotti.
A Heidelberg, de acordo com Fries, oferece um pacote completo de soluções para
o gerenciamento de cores no processo gráfico com equipamentos e softwares que
funcionam de maneira automatizada e integrada, da pré-impressão a impressão.
“Além disso, é importante que a gráfica invista também em profissionais qualifica-
dos e especializados em artes gráficas e em programas de treinamento para que o
processo de gerenciamento de cores seja constante e eficaz. O conceito PCM (Print
Color Management), da Heidelberg, reúne equipamentos, softwares e treinamen-
tos especializados, que garantem a manutenção do processo de gerenciamento
de cores através de constantes calibrações do processo, realizadas pelos próprios
funcionários da gráfica. Para atender a essas necessidades de treinamentos, a Hei-
delberg criou a PMA – Print Media Academy –, um centro de treinamento que pro-
Marcelo Copetti, técnico especialista em gerenciamento de cores da Coralis:
“Hoje, grandes investimentos em impressoras são mais difíceis de serem
absorvidos. Com o gerenciamento, um investimento de 1% a 5% do valor
da máquina, a empresa poderá realmente tirar o supremo do equipamento,
fazendo com que ele produza ao máximo. Quando as empresas entenderem a
oportunidade que estão desperdiçando, irão ao encontro dessa ferramenta. A
mudança do mercado gráfica está em curso”
move a formação, o aprimoramento e a atu-
alização de profissionais gráficos. Durante
os treinamentos de PCM (gerenciamento de
cores) realizados na PMA, os profissionais
gráficos aprendem a realizar o processo de
gerenciamento de cores diariamente e os
ajustes necessários para manter uma con-
tinuidade do processo de impressão. Além
disso, o Systemservice da Heidelberg ofere-
ce também treinamentos personalizados na
própria gráfica, chamados Onsite Training,
um processo inicial de Print Color Mana-
gement que colabora para a construção de
uma cultura de artes gráficas e credencia
os profissionais a dominarem os parâmetros
de gerenciamento de cores, que podem va-
riar em cada gráfica”, diz Fries.
Copetti sugere ao gráfico balancear o inves-
timento entre controle de processo e cria-
ção do ICC: “Quanto maior o investimento no
controle do impresso, maior a precisão atin-
gida. As nossas soluções são sempre cria-
das para cada cliente em especial, pois suas
necessidades são diferentes e as ferramen-
tas necessárias são diferentes. Podemos
separar para darmos uma visão mais clara.
O controle de impressão pode começar em
R$ 6.400,00 e chegar a R$ 150.000,00 por