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acontece
no mercado
GRAPHPRINT MAI 11
O Brasil deixou de produzir e consumir 3,9 bilhões sacolas plásticas entre 2008 e
2010. Para este ano, a redução prevista é de 750 milhões de sacolinhas no varejo
brasileiro. Os dados são das entidades organizadoras do Programa de Qualidade e
Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, desenvolvido pelo Instituto Nacional do
Plástico (INP), Plastivida Instituto Socioambiental dos Plásticos e Associação Brasilei-
ra da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief).
O programa, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados
(Abras) e de suas congêneres estaduais, é voltado para a conscientização da po-
pulação sobre uso responsável e descarte adequado de sacolas plásticas. De seu
lançamento, em 2008, para cá, já apresenta resultados consistentes: a redução de
3,9 bilhões de sacolas plásticas. Para este ano, a redução prevista é de 750 milhões
de sacolinhas no varejo brasileiro. “Quando o consumidor se dá conta de que tem
direito a uma sacola mais resistente, que pode ser reutilizada inúmeras vezes, além
de carregar mais produtos, o varejo passa a ter um aliado na questão da diminuição
do desperdício dessa embalagem”, afirma o diretor executivo da Plastivida, Miguel
Bahiense. Presente nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Brasí-
lia, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis, o programa também promove o descarte
correto, com ênfase na reciclagem (mecânica e energética).
O Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas deu resul-
tados desde o início. Em 2007, o consumo de sacolas era de 17,9 bilhões. Em 2008,
passou para 16,4 bilhões; em 2009, para 15 bilhões, e fechou 2010 em 14 bilhões. A
expectativa para este ano é de que haja a redução no consumo de mais 750 milhões
de unidades dessas embalagens, o que representa 26,3% menos de sacolinhas
sendo consumidas de 2008 a 2011.
A iniciativa conta hoje com a participação de quatro das seis maiores redes de su-
permercado do ranking da Abras (Pão de Açúcar, Zaffari, Prezunic e GBarbosa), além
de dezenas de outras redes pelo Brasil. Além disso, mais de 5 mil pessoas, entre su-
pervisores e operadores de caixa dos supermercados participantes, foram treinadas
para orientar os consumidores sobre o uso responsável das sacolinhas.
Em 2011, mais 750 milhões de sacolas
deixarão de ser consumidas no País
Ricoh é uma das
empresas mais
sustentáveis do
mundo
A Ricoh, grupo industrial japonês re-
presentado no País por sua subsidiária
Ricoh Brasil, acaba de se consagrar em
um dos mais importantes rankings do
mundo. A empresa ficou pelo sétimo
ano consecutivo na lista das 100 em-
presas mais sustentáveis do planeta –
a Global 100 Most Sustainable Corpo-
rations in the World – organizada pela
revista canadense Corporate Knights
em parceria com as empresas Inflec-
tion Point, Global Currents e Phoenix
Global Advidors.
A premiação que aponta as 100 empre-
sas mais sustentáveis, é feita anual-
mente, levando-se em conta as ações
sustentáveis e a proatividade das
companhias em integrar a preocupação
social, governamental e ambiental em
suas ações do dia a dia. Companhias
de 24 diferentes países garantiram sua
posição na lista de 2011 da Corporate
Knights. Este ano, 20 empresas japo-
nesas entraram no ranking. Do Brasil,
só três entraram na relação de 2011:
Bradesco, Petrobras e Natura.