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Distribuição de papéis
GRAPHPRINT MAI 11
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GRAPHPRINT: Qual é o tipo de papel mais distribuído? Por quê?
Contemporânea:
“Nossos principais produtos são os cartões duplex e triplex, estes são os
principais produtos utilizados pelo setor de embalagens, pois apresentam
natureza reciclável e de baixo custo, e são muito utilizados e consumidos
pelo setor de higiene, alimentação e beleza, resultando como produto final
a praticidade aliada à modernidade, já que cada vez mais nossa sociedade
consome  produtos prontos.”
Kamipel:
“Estamos focando nos papéis para embalagem. Nesse segmento, a concor-
rência desleal do papel imune é bem menor. Segundo os economistas, para
cada ponto percentual de crescimento no PIB o consumo de embalagens
cresce o dobro. Segundo a Bracelpa, os segmentos que mais crescem no
papel são papel higiênico e embalagens. Isso se deve principalmente ao
crescimento da classe C. Além disso, os segmentos promocional e edito-
rial a médio prazo serão muito influenciados pela concorrência digital. Eu
mesmo já cancelei minhas assinaturas de revistas e jornais pela leitura
no tablet. E substituímos nossa mala direta por ferramentas como e-mail
marketing e Twitter.”
Eduardo, do departamento administrativo da Cambuci de Papéis:
“Offset e cuchês. Nossos principais clientes são gráficas que fazem panfle-
tagem e algumas editoras.”
Nova Mercante:
“Nosso foco de vendas e principais ofertas aos clientes são os papéis cuchê,
offset, cartão e adesivo. Procuramos ser bastante focados nos produtos que
os nossos clientes mais precisam e naqueles que nos ajudam a oferecer a
melhor solução. Atualmente esses são os produtos que mais se encaixam
no nosso foco de clientes.”
WG:
“No nosso caso, o carro chefe são os papéis para impressão, porque temos
foco no segmento promocional, embora também tenhamos boa demanda
de papel cartão e de autoadesivo, mais direcionados ao segmento de em-
balagem. Temos forte atuação, também, no papel jornal.”
Vivox:
“Papel couchê, pois o Brasil só produz 40% do que consome. O saldo é
atendido por importações realizadas principalmente por distribuidoras.”
Suzano, KSR e SPP-Nemo
“Esse fator varia de acordo com a época. Temos alguns períodos sazonais
em distribuição de papéis. Em 2010 as principais linhas de produtos
distribuídas pela SPP-Nemo e KSR foram: não revestidos, revestidos e
papelcartão.”
Luiz de Almeida, gestor de negócios da Vivox:
“Crescemos 20% na quantidade, 28% na
rentabilidade. Trabalhamos para repetir
os números, embora este seja um ano de
ajuste macroeconômico, o que certamente
levará a parâmetros de crescimento mais
baixos.”
Marcio Burssed, diretor comercial da WG Papéis:
A WG Papéis vem crescendo gradativamente.
Em 2009 atendíamos em média 300
clientes; atualmente estamos em mais de
700; movimentamos no ano passado 6 mil
toneladas de papel, contra 3 mil toneladas em
2009, crescimento de 100%. O mercado de
papel é bastante competitivo, mas estamos
otimistas em relação ao desempenho em
2011. Pretendemos ampliar o volume de
negócios em 4%.