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Mercado Gráfico Nordestino
GRAPHPRINT MAI 11
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terceira a ser instalada, além de todas as máquinas de acabamento,
que possibilitam à gráfica realizar várias etapas do processo sem ne-
cessidade de terceirização.
Um dos mais recentes investimentos em equipamentos da Santa Marta
foi a aquisição de duas máquinas do fabricante alemão Kolbus, uma
para preparação de miolo dos livros impressos pela gráfica e uma co-
ladeira lombada quadrada. A máquina é a primeira no Brasil com apli-
cação de cola PUR para colagem de guardas, e estará interligada ao
sistema Diamant 30; desta forma a produção de livros capa dura será
feita totalmente automatizada.
Já a nova coladeira lombada quadrada, com velocidade de até 15 mil li-
vros por hora, traz como pioneirismo a colagem, tambémcomcola PUR,
através de bicos. As duas novas aquisições estarão em funcionamento
já no segundo semestre deste ano.
No setor de pré-impressão a empresa investiu emmais umCtP, soman-
do-se aos outros dois já existentes; o equipamentomodeloMagnusVLF,
da marca Kodak, irá reforçar o setor de gravação de chapas e garantir
mais segurança a essa etapa do processo produtivo.
Um dos principais diferenciais da Santa Marta, segundo Cunha Neto, é
estar em constante atualização com as inovações do segmento; exem-
plo disso é a aquisição da terceira rotativa comercial. “Umequipamento
único na região, do fabricante alemão Man Roland, a Euroman atingirá
uma velocidade de até 35 mil giros por hora e permitirá que a empre-
sa ofereça ao mercado uma flexibilidade ainda maior em número de
páginas impressas em suas rotativas. Essa máquina imprimirá até 48
páginas por hora, o que significa que a velocidade de impressão da
gráfica irá crescer consideravelmente em comparação com as demais
empresas da região.”
A Santa Marta conta com um efetivo de quase 480 colaboradores, que
atuam na impressão de pequenas, médias e grandes tiragens. A pro-
dução abrange os mais diversos impressos: mercado de varejo, rótu-
los promocionais, embalagem e editorial; neste último, a Santa Marta
produz aproximadamente 200 mil revistas semanais e outras 60 mil
mensais, números esses que vêm aumentando nos últimos anos com
a conquista de novas editoras. Há alguns anos, a gráfica imprime as re-
vistas Época, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, IstoÉ Gente, Quem e Carta Capital. No
início de 2011, acrescentou quatro novas publicações ao seu portfólio:
Motor Show, Menu, Dinheiro Rural e Planeta.
Logística
Edvaldo Gomes Júnior, gerente comercial da IGB-Embrasa – uma das
mais antigas gráficas do Brasil e que está completando 150 anos de
atividades –, observa que houve um crescimento de consumo no Nor-
deste, “mas para produtos que não são fabricados aqui. São feitos fora
e são distribuídos aqui. Ou seja, está crescendo muito a questão da
logística, principalmente em Pernambuco, porque está a 800 quilôme-
tros de Salvador e 800 também de Fortaleza, estando interligado com
Edvaldo Gomes Júnior, gerente comercial da IGB-Embrasa
“Está crescendo muito a questão da logística,
principalmente em Pernambuco, porque está a 800
quilômetros de Salvador e 800 também de Fortaleza,
estando interligado com os dois principais centros do
Nordeste. É preciso que as empresas que aqui estão se
instalando, ou vão se instalar, tenham uma demanda
por embalagens, porque hoje o cliente procura aquela
gráfica que está mais próximo de onde ele produz.”
“Nós crescemos muito graças a um trabalho
da nossa área de mercado leitor. Hoje, com o
desenvolvimento da região, muita gente migrando
do Sul, as obras do Porto de Suape e muita mão
de obra especializada chegando, essas pessoas
querem ler jornal, querem saber da informação.”
Airton Ciulada, diretor industrial do Diário de Pernambuco