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Certificação
GRAPHPRINT MAI 11
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garantia de que o papel utilizado é proveniente do bom manejo
florestal. Os consumidores estão mais exigentes e buscam por
produtos sustentáveis. A empresa que não enxergar essa mudança
no comportamento do consumidor vai perder espaço no mercado”,
aposta Fernanda Scheffer, consultora da Essência Florestal.
Leandro Ribeiro, consultor de vendas da MarQ Consultoria, obser-
va que as indústrias maiores se certificam usando as normas de
gestão ambiental ISO 14001, gestão de Segurança e Saúde Ocu-
pacional OHSAS 18001 e a gestão da responsabilidade social SA
8000 e ISSO 16001.
Sou certificado. E agora, como manter?
Evidentemente que é necessário, além de conquistar, manter as
certificações válidas e atualizadas. Para isso cabe à empresa de-
senvolver metodologias que acompanhem as evoluções das cer-
tificações. “A certificação inicial, ao ser concedida para a empre-
Revista GRAPHPRINT: Quando temos uma demanda urgente, partimos em busca das grá-
ficas rápidas. Para nossa surpresa, a certificação FSC demora cerca de dois dias para ser
aplicada no impresso. Como fazer, então, para atender rapidamente a demanda e ao mesmo
tempo ter um impresso devidamente certificado?
Basilio:
“Realmente o tempo de aprovação do selo FSC na arte por parte das certificadoras é um dos grandes problemas para quem tem demandas
urgentes. Algumas certificadoras no Brasil, aparentemente, demonstram ter estrutura insuficiente para atender a demanda de aprovação de
artes, apresentando até mesmo cinco dias úteis como prazo para retorno, o que pode afetar diretamente os prazos de produção da gráfi-
ca, colocando em risco até mesmo o atendimento ao cliente. Uma saída oferecida por algumas certificadoras é solicitar formalmente uma
aprovação genérica baseada no bom histórico de aplicação da logomarca FSC. Assim, as gráficas podem aplicar o selo diretamente, sem
a necessidade de envio para aprovação. Mas isso se dá somente após comprovada a boa utilização do selo em comparação com a norma
específica para aplicação.”
Reinhardt:
“Cada gráfica possui uma estrutura dimensionada para atender aos clientes, conforme a demanda de serviços e em busca da aprovação
mais rápida da confecção do fotolito e do produto final. Estas etapas podem ser aprovadas em um dia ou mais. Para o uso do logo do FSC
no produto final, as gráficas devem avaliar o produto e seguir os requisitos para o uso do logo de acordo com a norma FSC-STD-50-001
(V1-1) PT. A necessidade quanto à urgência da entrega do produto com o selo deve ser negociada junto às gráficas.”
Larissa:
“Primeiro é interessante mencionar que a indústria gráfica, uma vez certificada, já está habilitada a realizar os seus impressos com o selo
FSC. Com isso o prazo de impressão dos materiais que são solicitados com o selo e sem o selo devem ser o mesmo. O que pode influenciar
no prazo da impressão é o caso de a gráfica não ter disponível em estoque o papel solicitado pelo cliente com o selo FSC do fornecedor
do papel. Nesse caso, a empresa deverá solicitar ao fornecedor o referido tipo de papel com o selo. Essa solicitação de compra, transporte
e chegada da matéria-prima tende a demorar alguns dias. Outra variável no prazo pode ser o design do logotipo FSC. A gráfica certificada
possui um logotipo padrão FSC para incluir em seus impressos como modo de identificação de que o material impresso possui matéria-
prima de acordo com o manejo florestal. Porém, em caso de o cliente solicitar mudança no logotipo do selo, a gráfica deve enviar ao órgão
certificador para a provação, e isso leva um prazo de três a cinco dias, para depois iniciar a impressão.”
sa, é feita com base em uma proposta apresentada ao auditor da
certificadora credenciada pelo FSC, na qual a empresa demonstra
estar preparada a controlar e monitorar os processos referentes à
rastreabilidade da cadeia de custódia do papel certificado na em-
presa. Após a certificação, os cuidados se redobram, uma vez que
a empresa precisa comprovar que está mantendo e melhorando
continuamente os processos estabelecidos na proposta de cer-
tificação inicial. Nesta etapa, é necessário um acompanhamento
contínuo de todas as atividades que devem estar conforme aos
requisitos das normas FSC, dentre os quais especial atenção deve
ser dada aos controles de materiais comprados e vendidos, aos
registros, treinamentos, segregação de insumos e de produtos,
bem como utilização promocional das marcas registradas, entre
outros”, explica Souza.
Karina, do Grupo SGS, argumenta que quando o sistema de ges-
tão é implementado há uma visão real de cada um dos processos