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GRAPHPRINT JUN 11
Indústria em destaque
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por trazer o conteúdo bíblico em uma linguagem
mais simples e fácil de ser compreendida pela po-
pulação brasileira.
O diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer, homena-
geou todas as pessoas envolvidas no trabalho de
produção Bíblia, desde a inauguração da Gráfica da
Bíblia. “Todos tiveram papel fundamental para que
chegássemos a esse número, mas esse feito, alcan-
çado em tão pouco tempo, não é nosso, é de Deus. A
Bíblia nos mostra em diversas passagens que Deus
sempre multiplica o que a Ele interessa. E Deus quer
que esta boa notícia seja abundante, para fazer bro-
tar e espalhar seu perdão e amor”, declarou.
O secretário de Comunicação e Ação Social da SBB,
Erní Seibert, reiterou a gratidão a Deus: “Quando a
gráfica foi inaugurada, nenhum de nós imaginava
que esse momento abençoado chegaria tão rápido.
É hora de agradecer e reverenciar a difusão da pa-
lavra de Deus.” Desde a sua inauguração, a Gráfica da Bíblia representou um
verdadeiro divisor de águas na produção, encadernação e distribuição de lite-
ratura bíblica no Brasil. Hoje, constitui-se um dos maiores centros produtores
de Bíblias do mundo.
 A Gráfica da Bíblia
Criada para servir as igrejas cristãs no Brasil e no mundo, a Gráfica da Bíblia
tem excelência reconhecida além das fronteiras nacionais, permitindo que a
SBB exporte para mais de 100 países das Américas, África, Ásia e Europa. De
suas instalações saem exemplares em português, espanhol, inglês, francês,
árabe e até em ioruba, idioma falado em países africanos. “Do total de Bíblias
e Novos Testamentos produzidos, 20% foram destinados à exportação. Isto
significa que 100 milhões de pessoas, não apenas no Brasil, mas em vários
lugares do mundo, contam com esse verdadeiro tesouro, que é a palavra de
Deus, em suas mãos”, complementa Seibert. Produzindo um exemplar da Bíblia
a cada três segundos, anualmente a Gráfica da Bíblia responde por uma pro-
dução média de 8,5 milhões de Bíblias. Por mês, são utilizadas 800 bobinas de
papel, que, se desenroladas, equivalem a 24 mil quilômetros. O papel consu-
mido em um ano seria suficiente para dar 7,2 voltas na Terra.
 A SBB
A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza
filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, pro-
duzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser dispo-
nibilizado a todas as pessoas. Além disso, por seu caráter social, desenvolve
programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético
e social da população brasileira. Fundada em 1948, construiu sua trajetória
com base na missão de “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como
instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos
e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual,
educacional, cultural e social, em âmbito nacional”.
Entre os públicos beneficiados pelas publicações da SBB destaca-se o defi-
ciente visual. Graças à Imprensa Braile, implantada na Gráfica da Bíblia, desde
2002 esse segmento tem acesso ao texto integral das Escrituras Sagradas em
braile. Integrada à Gráfica da Bíblia, a Imprensa Braile é formada por modernos
equipamentos importados da empresa norueguesa Braillo, especializada em
insumos para impressão em braile.
Sempre atenta à sua missão, a Sociedade Bíblica do Brasil já participou de
projetos destinados à tradução de partes das Sagradas Escrituras para tribos
brasileiras, como Kaigang e Kaiowá. Também produziu o Novo Testamento em
sranan tongo, língua falada no Suriname. Em 2004, lançou a Bíblia em guarani
mbyá, a primeira completa, traduzida, editada e impressa no Brasil e, em 2007,
publicou o Novo Testamento xerente. A SBB faz parte de uma fraternidade
mundial criada no início do século 19 com o objetivo de facilitar o processo de
tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estra-
tégias de cooperação mútua. As SBU congregam 147 Sociedades Bíblicas, atu-
antes em mais de 200 países e territórios. Essas entidades são orientadas pela
missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, numa linguagem
que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar.
Ednaldo Alves da Silva, um dos mais antigos colaboradores
da Gráfica da Bíblia, com a edição comemorativa da Bíblia
Sagrada.