Page 54 - 111
Basic HTML Version
View Full Version
Table of Contents
Page 53
Page 55
GRAPHPRINT JUN 11
Balanço
54
Desempenho da produção na Indústria Gráfica em relação ao mês ANTERIOR
Segmento
Mar 2011/ Fev 2011
Mar 2011/ Mar 2010
Embalagens impressas
10,5%
-7,8%
Embalagens impressas de
papel ou papelão de uso geral
9,8%
-4,5%
Emabalgens impressas de plástico
14%
-20,2%
Produtos gráficos editoriais
18,9%
-12,4%
Jornais
1,6%
-18,7%
Total ABIGRAF
11,4%
-12,1%
Desempenho do segmento de embalagens
A tabela 3 permite-nos observar aumento na atividade do seg-
mento de embalagens no mês de março de 2011 em relação ao
mês imediatamente anterior de 10,5%, sendo 14% na produção
de embalagens impressas em plástico e de 9,8% da produção de
embalagens impressas em papel.
Entretanto, esse resultado de março comparado a fevereiro de-
corre de aspectos puramente sazonais, já que, ao conflitarmos o
resultado da atividade do mês de março de 2011 com o mesmo
mês de 2010, observamos uma retração da produção de embala-
gens de 7,8%, ocasionada pela redução na produção não só das
embalagens impressas em plástico** (-20,2%), como também das
embalagens impressas em papel* (-4,5%).
Na análise dos dados trimestrais, a produção no grupo de embala-
gens apresenta uma queda de 2,9% em relação ao 1º trimestre de
2010, sendo que o declínio na atividade do segmento de emba-
lagens impressas em plástico foi de 20,4%, ocorrendo, por outro
lado, um crescimento na produção de embalagens impressas em
papel de 1,9%.
Nos últimos 12 meses, contados de abril de 2010 a março de 2011,
a atividade do segmento de embalagens apresenta crescimento de
1,6% na sua produção em confronto com os 12 meses anteriores.
Nesta mesma base de comparação, o segmento de embalagens
impressas em plástico apresenta queda de produção em 11,6%,
enquanto, em sentido oposto, o segmento de embalagens impres-
sas em papel apresenta crescimento de 4,6% na sua produção.
*Sacos, sacolas e bolsas de papel, impressos ou não; caixas de
papelão ondulado ou corrugado, impressas ou não; caixas/carto-
nagens dobráveis de papel cartão ou cartolina; embalagens papel
cartão/cartolina (exceto dobráveis), impressas.
Desempenho do segmento editorial
Em março de 2011 o nível de produção das indústrias gráficas que
atuam no segmento editorial registra queda de 12,4% na compa-
ração com mesmo mês de 2010. No primeiro trimestre de 2011
nota-se declínio de 1,5% na produção do grupo editorial quando
comparado ao mesmo período de 2010.
O grupo editorial havia encerrado 2009 com crescimento de 5,3%
na sua atividade produtiva, destacando-se na indústria em função
da crise naquele ano. Em 2010, a produção no segmento encerrou
com expansão de 9,1% na sua atividade em relação ao ano ante-
rior, e de 15% em relação a 2008, fase anterior à crise, portanto. A
melhoria da renda da população e as políticas de compras gover-
namentais haviam contribuído para este resultado.
Entretanto, os dados recém-divulgados pelo IBGE mostram que o
início de 2011 não foi muito bom para este segmento. Tal queda na
atividade do setor, na visão de alguns empresários do segmento
editorial, deve-se ao fato de o carnaval ter sido tardio e ao menor
uso do produto editorial impresso, pela substituição do livro ele-
trônico. As gráficas e editoras que sentiram essa queda são princi-
palmente as de pequeno e médio porte. Mesmo assim, nos últimos
12 meses, a atividade neste grupo cresceu 6,9%, resultado muito
próximo aos 6,8% verificados na média da indústria em geral.
**Embalagens de plástico para produtos alimentícios ou bebidas e
embalagens de plástico para produtos farmacêuticos.
Fonte: Boletim de Atividade Industrial da Abigraf Nacional – Dados do IBGE
referentes ao 1º trimestre de 2011
Tabela 2
CIO Solutions