Page 37 - 113

Basic HTML Version

GRAPHPRINT AGO 11
Especial gráficas - Sustentabilidade
37
avaliou em sete países o nível de conhecimento sobre biodiversi-
dade, revelou índices extremos da percepção da população diante
do tema. Entre os 7 mil entrevistados, 84% afirmaram que deixa-
riam de comprar um produto caso soubessem que a marca não
respeita o meio ambiente ou as práticas comerciais éticas; para
30% dos entrevistados, dados alarmantes sobre espécies ame-
açadas de extinção levariam a agir dessa maneira mais conser-
vadora, e 23% disseram que a utilização da biodiversidade como
um insumo para medicamentos e cosméticos é uma medida que
estimularia a proteção à biodiversidade.
A questão ambiental acaba virando uma cadeia sustentável: aque-
les que a miram acabam, até instintivamente, dando prioridade
aos semelhantes. “Incluímos questões específicas sobre aspectos
ambientais durante a homologação de fornecedores. As alterna-
tivas para substituições de itens que agridem o meio ambiente e
também o funcionário fazem parte da rotina da empresa. O mer-
cado está adquirindo esta cultura e melhorando as característi-
cas de seus produtos constantemente. É um processo contínuo e
permanente em nossa cultura operacional”, fala Amilton Garrau,
diretor comercial e marketing da RRDonnelley.
Plural
“O conjunto de iniciativas socioambientais desenvolvidas pela Plural, a maior indústria gráfica com rotativas offset da América
do Sul, é um aspecto diferencial em relação à concorrência. Dentre as principais medidas está a publicação do seu inventário
de emissões de gases do efeito estufa. A Plural mapeou e publicou suas emissões de gases de efeito estufa baseado no GHG
Protocol, metodologia internacional mais utilizada mundialmente por empresas para mapear e gerenciar suas emissões. A Plural
também é membro do Programa Brasileiro GHG Protocol, que é formado por um seleto grupo de 35 empresas que mapearam
e publicaram suas emissões de gases de efeito estufa, coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação
Getúlio Vargas (GVces). Com a conquista da certificação ISO 14064, passa a ser uma das únicas gráficas no Brasil a ser reco-
nhecida publicamente pelo Programa Brasileiro GHG Protocol com selo Ouro, que demonstra integralidade e transparência nas
informações publicadas; a Plural é a primeira indústria gráfica com rotativas offset no Estado de São Paulo com a certificação ISO
14001. É a primeira a adotar a tinta ecológica Agri-Web em todo o seu processo produtivo, além de ter sido uma das primeiras
no Brasil na conquista das certificações FSC e Cerflor-PEFC. É a pri-
meira gráfica a adotar para todos os seus profissionais uma linha de
uniformes confeccionados com tecido de poliéster constituído por
fibra reciclada de garrafas PET. Com a adoção do uniforme ecológico
a Plural está evitando que cerca de 7.500 garrafas PET poluam o
meio ambiente, por ano”, detalham Jacomine, Adriana e Jeniffer.
RRDonnelley
“Independentemente de exigências externas, a RRDonnelley possui
em sua cultura a responsabilidade ambiental e a cultura de pre-
servação da vida humana em todos os seus aspectos. O grupo tem
como premissas, em todas as suas plantas espalhadas pelo mun-
do, no mínimo o atendimento legal, porém balizado pelos requisitos
corporativos, o que  for mais exigente. Possuímos procedimentos
e indicadores de sustentabilidade para garantir e demonstrar essa
responsabilidade”, diz Garrau.
Stilgraf
“Acreditamos que a preocupação ambiental integrada em sua po-
lítica. Investimentos orientados à gestão ambiental, integrados, é a
estratégia da empresa. Uma cultura bem definida e entendida pelos
seus colaboradores, integrada aos procedimentos operacionais em
cada atividade, traz à Stilgraf um diferencial diante de seus concor-
rentes”, diz Franco.