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EMBALAGENS
GRAPHPRINT SET 11
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No mesmo período, no ano 2010, foram lançadas 134.918 emba-
lagens. Houve um decréscimo de 7.288 unidades no lançamento
de embalagens, comparando o primeiro semestre de 2010 com o
primeiro semestre de 2011. Esse valor corresponde a uma baixa
de 5,4% no lançamento de embalagens nos mesmos períodos ci-
tados anteriormente.
O decréscimo verifcado no primeiro trimestre de 2011 se deve
principalmente à diminuição no ritmo de lançamentos neste ano,
comparado com a forte alta avaliada no primeiro semestre de
2010. Na verdade, as expectativas criadas para este ano não estão
se confrmando. A caída de 5,4% é ainda maior que a confrmada
no primeiro trimestre de 2011, registrada em 4,89%.
Esses números referem‐se aos lançamentos efetivados no período,
mostrando a dinâmica de marketing dos segmentos de consumo:
alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e cosméticos,
limpeza e pet food.
Lançamentos no BrasiL no primeiro semestre
de 2011
Uma pesquisa foi realizada com base em uma amostra de dados
de 5.916 embalagens lançadas no Brasil, no primeiro semestre de
2011. Em igual período, no ano 2010, lançaram-se 6.367 embala-
gens. Houve uma redução de 451 unidades no lançamento de em-
balagens, confrontando o primeiro semestre de 2010 com o primeiro
semestre de 2011. Esse valor equivale a uma redução de 7,08% no
lançamento de embalagens nos mesmos períodos citados anterior-
mente. Em 2010 houve uma queda de 15,41% em relação a 2009.
Lançamentos mundiais de embalagem
no primeiro semestre de 2011
PESqUISA fOI fEITA
cOM BASE NUMA
AMOSTRA dE 127.630
EMBALAGENS
LANçAdAS NO
MUNdO NO PRIMEIRO
SEMESTRE dE 2011
Considerações
A crise que afetou os mercados em 2008 ainda vem deixando seus
refexos nos lançamentos de 2011, que continuam abaixo do mes-
mo período do ano anterior. No Brasil, que já havia registrado um
declínio de 15,41% nos lançamentos de 2010, a queda continuou
em 2011, mas num ritmo menor, pois foi de 11,96% no primeiro
trimestre e agora fechou o semestre com queda de 7,08% em re-
lação ao primeiro semestre de 2010.
O Brasil, que foi o segundo país que mais lançou embalagens em
2009, caiu para o oitavo lugar em 2011. O destaque do período
vai para o esmalte de unha, que continuou subindo e alcançou
o quarto lugar entre as categorias com maior número de lança-
mentos. Os lançamentos de marca própria recuaram no mundo,
mas prosseguem crescendo no Brasil, respondendo por 19% dos
lançamentos. As embalagens rígidas voltaram à liderança entre o
tipo de embalagem mais adotado nos lançamentos, ultrapassando
novamente as embalagens fexíveis. Nos demais critérios avalia-
dos, ocorreram pequenas alterações.
*Este relatório utiliza a ferramenta GNPd Global New Products da-
tabase da MINTEL, que cobre os principais mercados do mundo,
registrando o lançamento de embalagens, incluindo novos produtos,
novos designs, extensão de linha, novos tamanhos, formatos, sabo-
res, fragrâncias e assim por diante. O Laboratório de Embalagem da
ESPM utiliza também a ferramenta Euromonitor e data Monitor.
fonte: GNPd – Mintel