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Flaxografa
GRAPHPRINT OUT 11
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que abrange toda a web”, disse. A análise de imagens é feita em cores, usan-
do câmeras de alta velocidade RGB (36kHz taxa de frequência) na qual os
índices de rotatividade chegam em torno de 650m/min, com resolução de
defeitos de 0,25 x 0,25 mm. O equipamento apresentado pela GrafKontrol é
de última geração e possui uma  tela de 19 a 22” (polegadas) touch screen.
Braskem apresenta últimas tendências em resinas
As exigências cada vez maiores do
mercado para que as embalagens
sejam cada vez mais fnas e resis-
tentes, como no caso de pães e de
frango resfriado, têm levado a indús-
tria fexográfca a buscar novas so-
luções em resina que garantam alta
performance. O líder da engenharia
de aplicação fexíveis da Braskem,
Fabio Agnelli Mesquita, apresentou
um estudo de caso sobre o tema du-
rante a 3ª Conferência Internacional
de Flexografa.
Mesquita apresentou aos conferencistas o quarterpolímero, um tipo de resina
que utiliza quatro gases: eteno, buteno, hexeno e propeno. O produto possui
maior rigidez sem haver propriedades mecânicas e sem rasgo nas embala-
gens fnais. A máquina utilizada possui um catalisador que faz a distribuição
dos gases. Mesquita apresentou ainda, durante a palestra, a linha Flexus, que
possui resinas metalocênica, onde há resistência de perfuração, impacto e
transparência na embalagem.
Ausência de planejamento é problema no setor de
flexografia
O evento mostrou também conteúdo sobre gestão e planejamento estraté-
gico. O diretor da Asterisco Consultoria, Ricardo Pinto Ribeiro, fez palestra
sobre planejamento familiar, sucessão familiar e fusões e aquisições. “O em-
presário deve estar preparado para enfrentar desafos estratégicos da em-
presa. Os principais problemas das empresas familiares no Brasil são a au-
sência de planejamento estratégico; a arbitrariedade na tomada de decisões;
falta de transparência; comprometimento do caixa com a família; e a falta de
perspectiva e programação dos investimentos. Dessa maneira, no Brasil, de
cada 100 empresas, 33 chegam à segunda geração e somente cinco chegam
à terceira”, afrmou.
O tema da palestra foi bastante atual, já que estatísticas mostram que 80%
das empresas do mercado gráfco/fexográfco ainda são familiares. Ribeiro
explicou que para minimizar os problemas, o herdeiro deve ter em mente que
o objetivo da sucessão não deve ser a riqueza recebida
e sim o uso dos ativos e da riqueza para produzir novas
riquezas. Para ele, alguns cuidados devem ser tomados
no processo de sucessão, como: acordos societários
para defnir regras relativas à entrada de sucessores
da empresa e desligamento de sócios; defnir código de
ética, não concorrência de herdeiros, regime de sepa-
ração de bens quando casarem e proibição de serem
fadores; amarrar o acordo societário em testamento; e
criar uma holding para que o bem não pertença a uma
só pessoa.
A sustentabilidade se faz presente
Com uma cobrança cada vez maior por métodos de pro-
dução ecologicamente corretos, as empresas Flexocom
e Eco Renova apresentaram um sistema de limpeza,
ambiental e sustentável, desenvolvido para a indústria
fexográfca. Trata-se das máquinas para limpeza de
cilindros ou sleeves anilox, clichês, cilindros de apli-
cação de cola ou de rotogravura. Além da máquina, as
empresas desenvolveram um produto à base de água, o
Economic Graphic, que garante limpeza imediata, com
produtividade, efcácia e, o mais importante, sem agre-
dir o meio ambiente.
Os limpadores e desengraxantes Economic Graphic não
possuem solventes, ácidos, fosfatos, silicones, agentes
tóxicos e não produzem cheiros ou vapores. Segundo
Paulo Aloysio Schmitt, diretor da Eco Renova, “nossas
tecnologias e práticas são acomodadas, nós estamos
comprometendo recursos e condições de vida quase à
exaustão. Temos que atender o que é necessário hoje,
mas com olhos no futuro, na sustentabilidade”.