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CANCHA
GRAPHPRINT OUT 11
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* Diretor do Instituto Gutemberg que promove cursos
para desenvolvimento de executivos em diversas
fases de carreira.
O mercado quer profssionais completos em todos os sentidos, ou seja, cursos de forma-
ção, especialização e línguas já não bastam. O que as empresas buscam são executivos
globalizados – e por “globalizados” não querem dizer viajados e com cursos no exterior. Um
executivo globalizado de verdade tem bagagem cultural conquistada ao longo da vida.
Qualifcação profssional sozinha não sustenta executivos de carreira internacional. Para
terem sucesso no Brasil, em multinacionais, ou no exterior, os profssionais devem ser
qualifcados culturalmente em relação ao comportamento. Acostumados a transitar entre
diversas culturas, precisam estar atentos não somente ao que diz respeito a sua área de
atuação, outros idiomas, mas também aos pequenos gestos de comportamento de cada
lugar, conhecer algumas regras básicas de cada país, como política, culinária e cultura
local. Conhecimento que pode facilitar o relacionamento com outros executivos.
Os executivos brasileiros ainda são provincianos em determinadas questões, não co-
nhecem os preceitos básicos de alguns países que visitam, muitas vezes debochando
da cultura local sem nem ao menos tê-la vivenciado. Alguns executivos viajam a traba-
lho sem conhecimento da história local, informações básicas que estão nos noticiários
diariamente, nem sabem se o país já passou por uma crise econômica.
É comum o individuo interagir com pessoas de diversas partes do mundo por meio da tec-
nologia. Então não precisa ser complicado conhecer, por exemplo, os pilares da empresa
em que atua, como a corporação funciona em outros países, quais as políticas implan-
tadas. A diversidade cultural global não é um slogan, mas sim uma realidade diária do
ambiente de trabalho. Ela afeta a maneira como se interage com as pessoas ao redor.
Como se manter globalizado
• Pensar de maneira global. Saber o que acontece além das fronteiras do país e avaliar
as ameaças e as oportunidades em potencial. Uma signifcativa parcela de profssio-
nais está desinformada a respeito dos países com os quais desenvolve negócios. Eles
não conhecem a sua história, suas leis, costumes, sistema político, etc.
• É essencial ser curioso, adaptável e aprender a viver com a incerteza e a ambiguida-
de. Compreender que a economia é, ao mesmo tempo, nacional e global; aceitar que
as pessoas são as mesmas, mas diferentes; respeitar outras culturas, mantendo-se, ao
mesmo tempo, fel aos valores; buscar o alinhamento da equipe de trabalho, mas tole-
rar diferentes opiniões; ser assertivo como indivíduo e promover o trabalho em equipe;
usar comunicações virtuais simultaneamente ao aprofundamento de relacionamentos
reais; reconhecer que o aprendizado de novos idiomas, apesar de difícil, gera o conforto
do conhecimento multicultural.
• Aprenda a olhar o mundo com olhos diferentes. Pense não só a respeito das suas
visões sobre diferentes etnias, culturas, gastronomia, flosofa, música, literatura, arte,
arquitetura e religião. Agindo assim será considerado um verdadeiro cidadão do mundo
– um executivo genuinamente global.
Teste o seu QCC – Quociente Cross Cultural e identifque se é ou não é um profssional
global.
• Que jornais ou revistas internacionais você lê diariamente?
Executivos globalizados
vão mais longe
Por Gutemberg de Macedo*
• Você tem o hábito de ver canais interna-
cionais de tevê? Quais os assuntos que você
mais aprecia? 
• Com que países você interage em seu tra-
balho?
• Qual é a população desses países?
• Qual é o sistema político dominante – mo-
narquia, democracia, ditadura?
• Quem são os principais líderes políticos, re-
ligiosos, empresariais e acadêmicos desses
países?
• Quais são as religiões dominantes? Você
sabe quais são os princípios que norteiam as
suas convicções religiosas?
• Qual é o seu PIB – Produto Interno Bruto?
• De que recursos naturais eles dispõem em
abundância?
• Qual é o nível tecnológico, de desenvolvi-
mento humano e de corrupção desses paí-
ses?
• Você já residiu, estudou ou trabalhou no ex-
terior? Em quais países e qual a duração de
sua permanência?
• Você viaja com frequência ao exterior?
Quais são os lugares preferidos de visita?
(Lembre-se que você não se torna um pro-
fssional global simplesmente porque viaja a
outros países).
• O que você aprendeu durante essas visitas
que enriqueceram sua visão global?
• Quais os livros mais importantes sobre a
globalização que você leu?