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GRAPHPRINT MAR 12
Especial Kodak
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legado positivo que a empresa deixa. Eastman tratou os dentes
de todas as crianças de Rochester (EUA) – sede da empresa – e
investiu quantias significativas para desenvolver trabalhadores
qualificados – muitos contratados por outras indústrias. Nas úl-
timas décadas, o número de empregos da Kodak, em Rochester,
despencou de 62 mil em 1980 para menos de 7 mil atualmente.
Os problemas da companhia afligem Rochester, onde o filantropis-
mo de George Eastman e seu legado ainda permanecem vivos em
inúmeras instituições, incluindo a Universidade de Rochester e a
Escola de Música Eastman.
De acordo com o jornalista Peter Applebome, do The New York Ti-
mes, como a Kodak foi decaindo ao longo das últimas décadas,
ao invés de sofrer um colapso repentino permitiu que as pesso-
as tivessem tempo para explorar outras opções tanto dentro da
empresa quanto fora dela – como desenvolver habilidades em
Fotografia
Desde que Alhazen inventou a câmera pinhole (sem lente) que projetava uma imagem
sobre uma superfície plana, as pessoas buscaram um modo de fixar e depois registrar
essa imagem. Por acidente, em 1727 o químico alemão Joahann Schulze descobriu que
um mistura de giz, ácido nítrico e prata escurecida, quando exposta à luz do sol, a taxa de
escurecimento aumentava proporcionalmente à quantidade de prata. Em 1777, o químico
sueco Carl Scheele conseguiu fixar ou tornar permanente o resultado dessa alteração
usando amônia.
Joseph Nicéphore Niépce produziu a primeira imagem fotográfica per-
manente em 1826. A princípio, usou uma placa plana de estanho coberta por betume, mas logo passou a
utilizar compostos de prata. Louis Daguerre produziu imagens prateadas que eram muito delicadas e não
podiam ser copiadas. Embora o tempo de exposição fosse de aproximadamente 10 minutos, conseguiu criar
daguerreótipos de várias pessoas famosas, como Abrahm Lincoln e Edgar Alllan Poe.
Nessa época, William Henry Fox Talbot criou a calotipia, na qual um estágio intermediário do processo resultava num papel nega-
tivo que podia ser usado para fazer várias impressões finais positivas. Mas, infelizmente, tanto o papel quanto as placas de Vidor
eram úmidos.
Em 1884, Eastman inventou o processo seco. As câmeras ficaram mais simples e toda a química complexa
podia ser processada posteriormente. Em 1907, a placa fotográfica comercial colorida fez sucesso e em 1925
surgiu o filme de 35mm. No final de 1980, a fabricação relativamente barata de dispositivos CCD ameaçou
acabar com a tecnologia baseada no uso de filmes fotográficos.
Fontes
- Livro “1001 Invenções que mudaram o mundo” / editor geral Jack Challoner; prefácio de Trevor Baylis – tradução Carolina Alfaro, Pedro
Jorgensen, Paulo Polzonoff Junior – Rio de Janeiro: Sextante, 2012-01-24.
- Jornal “The New York Times”
tecnologia de exames digitais – ou para começar seu próprio ne-
gócio. Além disso, a Kodak deixou para trás uma infraestrutura
industrial que nunca poderá ser replicada: são 485 hectares que
já chegaram a empregar mais de 30 mil pessoas e que estão sen-
do reaproveitados, como o complexo comercial Eastman Business
Park, onde metade dos 6.200 funcionários continua trabalhando
para a Kodak e a outra metade da força de trabalho é das 35 ou-
tras empresas do local.
Conforme Applebome, muitas dessas companhias foram idealiza-
das a partir do trabalho da Kodak, como a Ortho Clinical Diag-
nostics, que agora faz parte da Johnson & Johnson e produz
analisadores de sangue para consultórios médicos e hospitais;
a Carestream Health, que fabrica equipamentos convencionais e
máquinas de raios-X digital, e a ITT, que fabrica visores óticos para
fins militares e governamentais.