Page 42 - 121

Basic HTML Version

INDÚSTRIA EM DESTAQUE
GRAPHPRINT MAI 12
42
Baseado no espírito de manufatura japonês e em fortes investimentos em pesquisa
e desenvolvimento, o portfólio da Toyo Ink começa a ser difundido em diferentes
parques gráficos. Fundamentado em três pilares estruturais - orientado por pesso-
as; criação de novos valores para a cultura humana e guiado pela satisfação total
passando pela sustentabilidade -, o grupo japonês já planeja voos mais altos.
Sérgio Pera (foto), diretor comercial, explica que a tinta da Toyo Ink é um produto
nunca antes visto na história do Brasil. “Começamos com um ou dois clientes e hoje
já atendemos mais de 200. A Toyo Ink já está bem forte no mercado, atendendo di-
versas gráficas de grande porte. Os produtos são fabricados à base de óleos vegetais
e, consequentemente, com grande responsabilidade ambiental. Para o mercado de
rotativas heatset, por exemplo, temos duas linhas de tintas que deixam a impressora
trabalhar com uma grande variedade de papéis, além de preservarem a qualidade. A
nova geração oferece alta resistência, brilho intenso, baixo ganho de pontos e curvas
de emulsão estável”, ressalta Pera, acrescentando que todas as linhas da Toyo Ink
vêm com o perfil ICC para trabalhos baseados na norma ISO 12647-2.
Ainda de acordo com o diretor comercial, a Toyo Ink inova ao trazer ao Brasil uma
cromia diferenciada denominada de Kaleido. “Por meio da Kaleido, proporcionamos
a expansão da gama de cores. É possível reproduzir vários tons por meio de um
trabalho simples na pré-impressão do cliente”, adianta.
A partir do segundo semestre, começa a atuar com a linha de vernizes UV e base
água. “Há ainda a linha de tintas ultravioletas para plástico, papel e metalizado e a
nossa série especial para as Komori KHS, que seca só com uma lâmpada, eliminan-
do assim os dutos de ozônio. Desenvolvemos também a tecnologia LED para a Ryo-
bi, onde é possível reduzir o número de lâmpadas para secagem, gerando economia
de energia. Durante a Drupa, todos estarão ligados nesse assunto e a geração de
tintas da Toyo Ink sempre priorizou esse tema”, completa Pera.
Fábrica no Brasil
O centenário conglomerado japonês, de acordo com Toru Ishii, diretor presidente
da Toyo Ink Brasil, está posicionado entre as três maiores fabricantes de tintas do
mundo, sendo o número um do Japão. “O faturamento em 2010 foi de R$ 5 bilhões.
Após o tsunami ocorrido no Japão, a Toyo Ink, e principalmente seus clientes, tive-
ram forças para se recuperar de forma sustentável. Nossa fábrica não foi atingida,
mas nossos clientes foram afetados. Felizmente, o Japão conseguiu se reerguer,
contando também com a ajuda mundial, vale lembrar. A Toyo Ink conta hoje com
6987 funcionários. Nossa matriz fica em Tóquio e temos seis fábricas no país. A
empresa conta ainda com 75 subsidiárias, mundialmente, e possui joint ventures
em 18 países”, informa Ishii.
À maneira nipônica
Com o firme propósito atingido de ser uma
indústria global de fabricação de produtos
químicos especializados, o Grupo Toyo Ink chegou
há dois anos ao mercado gráfico brasileiro
A Toyo Ink, além de tintas para impressão, é
produtora de pigmentos, detém a tecnologia
de filtros de cores para monitores, atua no
segmento de polímeros, adesivos (em geral)
e plásticos para linha automotiva. “A partir do
segundo semestre de 2012, construiremos a
fábrica no Brasil, que será a plataforma para a
América Latina. Primeiramente, iremos produzir
tintas para impressão offset, com capacidade
inicial de 2 mil toneladas. Em seguida, faremos
a fábrica de tintas líquidas, voltadas ao merca-
do de embalagens. E, finalmente, planejamos o
investimento em plásticos para a indústria auto-
motiva, por exemplo”, fala Ishii, acrescentando
que a fábrica será instalada próxima à cidade de
Campinas, interior de São Paulo.
É um investimento sensato, pois hoje toda a pro-
dução da Toyo Ink, comercializada no Brasil, é
oriunda do Japão. Atualmente, 33% das vendas
do grupo estão sendo concretizadas fora do Ja-
pão. A previsão, de acordo com Ishii, é que em
2013 as vendas pulem para 40%; em 2016, para
40; e em 2016, 50%. “Para concretizar o cresci-
mento, a Toyo Ink trabalha fortemente em cinco
países: Vietnã, Indonésia, Índia, China e Brasil”,
finaliza o diretor presidente da Toyo Ink Brasil.