Page 13 - 122

Basic HTML Version

GRAPHPRINT JUN 12
13
acontece
no mercado
Número de títulos e editoras
cresce em 2011
Stephan Plenz, membro do
conselho administrativo e
responsável pela área de
acabamento da Heidelberger
Druckmaschinen AG; Ryad
Adib Bonduki, diretor geral da
Edições Loyola e Dieter Brandt,
presidente da Heidelberg
América do Sul
O ano de 2011 registrou bom
índice de crescimento no nú-
mero de títulos e editoras de
revistas no Brasil. De acordo
com números do Instituto
Verificador de Circulação
(IVC) e das distribuidoras,
a quantidade de títulos su-
biu 22,8% em comparação
ao ano anterior, enquanto o
número de editoras cresceu
14,9% em relação ao mesmo
período.
Outro ponto positivo do le-
vantamento foi o aumento no
faturamento de circulação,
que segue crescendo há 10 anos e teve aumento de 2,84% no ano
passado. A circulação, por outro lado, anotou leve queda de 2,2%,
número que foi suficiente para quebrar a série de quatro anos de
crescimento consecutivo que vinha sendo registrado.
Em números absolutos, o mercado brasileiro teve 5.779 títulos em
circulação no país durante o ano passado, o maior índice desde
2000. Já a quantidade de editoras chegou à marca de 370 em
2011, o maior número registrado nos últimos sete anos.
Entra em ação, na Edições Loyola
(SP), a primeira Heidelberg
Eurobind Pro das Américas
No dia 21 de março a Edições Loyola, em sua sede, reuniu impren-
sa e convidados para apresentar a coladeira de lombada quadrada
Eurobind Pro, da Heidelberg. De acordo com a fabricante, o equipa-
mento é capaz de processar até 6 mil livros por hora. Com inédito
sistema de encadernação adesiva universal, a Eurobind Pro usa o
conceito de automação inteligente com acerto rápido em quatro
telas sensíveis ao toque.
A coladeira pode ser integrada ao fluxo de trabalho da linha Pri-
nect, compartilhando assim dados de configuração da pré-impres-
são com o sistema de encadernamento, além de conectar-se ao
sistema de informações gerenciais. Alexandre Machado, gerente
de acabamento da Heidelberg do Brasil, ressalta que o equipamen-
to atende às exigências do mercado nacional, além de ser uma
tecnologia experimentada e aprovada na Europa. “Já temos 36 má-
quinas instaladas e em pleno funcionamento, o que comprova que
sua tecnologia inovadora veio para ficar”, analisa Machado, acres-
centando que o equipamento é acompanhado pela Heidelberg do
Brasil e da Alemanha, fator preponderante para reduzir problemas
com paradas inesperadas.
Ryad Adib Bonduki, diretor geral da Edições Loyola, mostra en-
tusiasmo com o equipamento e a atenção dispensada pela Hei-
delberg. “Dentre as várias ofertas, optamos pela que nos propor-
cionou, além das ótimas condições de compra, um diferencial de
qualidade importante para uma empresa como a nossa, que traba-
lha com títulos de alto padrão e em volume expressivos. O projeto
de instalação e o treinamento prometido na hora da compra foram
cumpridos à risca. A coladeira foi instalada por engenheiros ale-
mães e por técnicos brasileiros”, afirma Bonduki.
Power Graphics fecha parcerIa
com Digital Printers
A Power Graphics acaba de fechar parceria com a Digital Printers,
empresa de Curitiba (PR) que representa a Ricoh do Brasil. Após
negociações entre as empresas, a Power Graphics acredita que
com os novos equipamentos poderá oferecer ainda mais qualidade
nas impressões, pois com a aquisição do equipamento Ricoh C901,
um dos primeiros a ser instalados no Brasil, poderá criar uma iden-
tidade própria e diferente das demais empresas.
A tendência é de uma agilização nos processos internos, pois o
equipamento de alta performance possibilita acabamentos espe-
ciais, tais como laminações, faca especial etc., sem nenhum pro-
blema, pois o mesmo não agrega silicone em suas impressões.
Segundo Antenor Donatti Junior, diretor e proprietário da Digital
Printers, a parceria veio na hora certa, pois coloca à disposição
do mercado paulista, através da Power Graphics, o que há de mais
moderno e convida os interessados a visitarem as unidades e a
conhecerem de perto os equipamentos.