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SUSTENTABILIDADE
GRAPHPRINT SET 12
20
Dividendos ambientais e financeiros
por meio do selo FSC
Evento da Control Union
reforça que a conquista do
selo FSC abre novos caminhos
lucrativos. Pioneira no nicho de
revistas segmentadas, a Agnelo
Editora começa a trilhar o
processo de certificação FSC
em seus veículos
Realizado no dia 15 de agosto, em São Paulo, o encontro sobre a certificação
FSC para a indústria gráfica, promovido pela Control Union Certification, foi um
sucesso, Com expressiva participação de gráficos em busca da certificação FSC,
o evento contou com palestras de representantes da Editora FTD, Mattavelli So-
luções Gráficas e do Banco Itaú/Unibanco.
Ligada às tendências ambientais, a Agnelo Editora começa a trilhar o cami-
nho da conquista da certificação FSC. As publicações da editora (GRAPHPRINT;
PAINT&PINTURA; LOJAS PAPELARIA; LOJAS DE TINTAS; CONSTRUCHEMICAL) logo
apresentarão o selo FSC em suas páginas editoriais.
Durante a abertura do encontro, com o objetivo de apresentar as vantagens e fa-
cilidades da Certificação FSC pela Control Union, empresa que conta com auditores
especializados e multidisciplinares, Julio Chagas Pelegrineli, engenheiro florestal
e certificador de cadeia de custódia FSC da Control Union Certifications, mostrou
que atualmente as pequenas empresas, grandes instituições financeiras e tam-
bém o governo exigem que a origem, conteúdo e procedimentos de fabricação e
transporte das mercadorias devam cumprir com normas de comércio justo e de
responsabilidade. “A ideia do evento é ensinar, além de conscientizar, oscaminhos
que levam à certificação FSC. Mostramos que não é apenas um selo. A certificação
FSC mostra o valor de tudo desde o campo até o impresso entregue ao consumidor.
Este evento, proporcionado pela Control Union, evidencia, por meio das experiên-
cias dos palestrantes, que o selo é solicitado pelos clientes finais”, falou.
A grande novidade, de acordo com Pelegrineli, é que a Control Union conduzirá cur-
sos voltados à área comercial das empresas. “Assim, mostramos as ferramentas
de vendas para consolidar oimpresso ou produto certificado. O consumidor final
tem de possuir a informação e decidir pela aquisição responsável”, contou.
Vera Pavan, coordenadora de compras do Banco Itaú/Unibanco, destacou o
engajamento da instituição e de seus executivosem prol da sustentabilidade.
“Em relação às políticas ambientais nossa meta é apoiar todas as diretrizes de
mercado, combatendo a corrupção e enfatizando a
responsabilidade ambiental. Hoje, o Itaú/Uniban-
co conta com 32 gráficas homologadas para uma
demanda de aproximadamente 3 bilhões de pá-
ginas ao ano. A certificação FSC é uma exigência
da instituição financeira. Na época da escolha das
gráficas, por exemplo, demos tempo para que elas
buscassem a certificação e depois partimos para a
negociação”, explicou Vera.
Após a apresentação da bancária, veio a palestra
da Editora FTD. Com mais de 5 mil títulos próprios,
a empresa vive o processo de certificação FSC e al-
meja alcançá-lo embreve. Seu parque gráfico con-
ta com 1050 colaboradores e tem como principal
cliente o governo federal.
Chega a vez de Luiz Franco, técnico em artes grá-
ficas e tecnologia em gestão de qualidade e audi-
tor FSC da Control Union, contar que o selo acaba
instigando padrões que vão além do quesito papel.
“A ferramenta acaba alertando para a necessidade
de gestão em todas as etapas do processo de pro-
dução como controle mais apurado de outros insu-
mos. O gráfico entende que, a partir do selo FSC,
mapear todos os processos pode ser fundamental”,
ressaltou Franco.
Por fim, a coordenadora de qualidade e consultora
de certificações, Ingrid Passos, responsável pela
implantação do selo FSC na Mattavelli, comprovou
Fábio Sabbag