Page 33 - 125

Basic HTML Version

Demanda
mundo de 1º de janeiro a 19 de junho de 2012, o que representa
um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passa-
do e mostra o grande dinamismo desse mercado.
Esses lançamentos também apontam a proeminência da mulher
nas categorias de consumo, visto que sete das dez categorias que
mais lançaram produtos no mundo são voltadas para a mulher,
como maquiagem para os lábios (em primeiro lugar desde 2003),
seguida de produtos para cuidados faciais e pescoço, biscoito
doce, esmalte para unha e produtos para banho.
Já se sabe que 75% dos responsáveis pelas compras de uma casa
são mulheres e mediante esses números fica claro que pensar na
mulher ao desenvolver embalagens é uma importante diretriz para
a indústria.
Os países que mais lançaram embalagens no mundo são, por or-
dem, EUA, Reino Unido, Alemanha, Japão e França. O Brasil apare-
ce em 7º lugar, atrás da China, que está em 6º. Vale lembrar que
em 2009 o Brasil ocupava a 4º posição. Se analisados os materiais
empregados observa-se que os lançamentos por tipo de embala-
gem são, em primeiro lugar, os flexíveis seguidos da garrafa, tubo/
bisnaga, caixa de cartão e frasco.
Esses números apontam para outra diretriz da indústria de em-
balagem, mostrando que o futuro é a combinação de materiais. O
desafio da indústria será encontrar novas formas de separar esses
materiais, promovendo reciclagem e sustentabilidade.
A indústria de embalagem deve estar atenta a todos os elos que
envolvem seu processo de fabricação, englobando fatores econô-
micos; conhecimento do varejo; entendimento de que sua cadeia
produtiva que não envolve todos os produtos de um supermercado,
mas sim aqueles que são seus concorrentes diretos; tecnologia; e
acima de tudo, ter o entendimento do consumidor atual, quais são
suas necessidades e principalmente suas expectativas.