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MÍDIAS
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De lá para cá, os processos de mudança das mídias continuaram, agregados sempre ao
desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, a internet é a vedete da vez e opera uma nova
revolução na forma como as pessoas consomem e interagem com os meios.
Segundo dados do Target Group Index, do Ibope Media, a penetração da internet na popula-
ção passou de 24%, no período entre 2002 e 2003, para 55%, entre 2011 e 2012. Navegar na
web não é mais um privilégio das classes mais favorecidas e estar conectado se transformou
em uma prerrogativa do dia a dia do cidadão comum.
“As pessoas simplesmente estão mudando seus hábitos. Hoje, vivemos cada vez mais a
fragmentação das audiências e o consumo por conteúdos multiplataforma”, explica Dora
Câmara, diretora regional Brasil do Ibope Media.
Segundo a especialista, uma das principais mu-
danças observadas na relação das pessoas com as
mídias é o consumo simultâneo dos meios. Mais
da metade (56%) dos brasileiros consome duas ou
mais mídias simultaneamente.
De acordo com o Target Group Index, 28% das pes-
soas que vivem nas principais capitais e regiões
metropolitanas do País afirmam ter o hábito de
assistir TV enquanto acessam à internet, da mes-
ma forma que 22% dizem que assistem TV e leem
jornal ao mesmo tempo, e 17,5% escutam rádio e
acessam a internet simultaneamente.
Outra transformação no comportamento em rela-
ção às mídias é o fato de que, por muitos anos, o
consumidor teve apenas um papel receptivo jun-
to aos meios de comunicação que distribuíam um
conteúdo massivo e disperso, onde o receptor (lei-
tor, ouvinte ou telespectador) possuía pouca ou ne-
nhuma liberdade de expressão na escolha do que
ver, ler ou ouvir.
Alternativas
Agora, com as possibilidades do mundo
digital, o poder do consumidor foi am-
pliado. Atualmente, é ele quem tem o
comando, participando, selecionando e
emitindo informações. “O avanço da tec-
nologia proporcionou uma rede de intera-
ção de conteúdos entre as plataformas. O
Pesquisa Ibope mostra relação com
as novas mídias digitais
​O consumo dos meios passa por mudanças; a audiência do rádio serviu como matéria-
prima para a primeira pesquisa realizada pelo Ibope, em 1942. Na época, o meio era o
principal veículo de comunicação social do País, posto perdido para a televisão nas
décadas seguintes