Page 3 - 129

Basic HTML Version

3
GRAPHPRINT JAN/FEV 13
EDITORIAL
Momento de retomada
Recentemente, a conferência digital do Advertising Age listou algumas tendências para
2013. Cito-as: tempo gasto no celular se aproxima do tempo com TV; chegada da Amazon;
publicidade para serviços de localização. O negócio de aplicativos móveis cresce e a pre-
visão é que o setor gire US$ 50 bilhões em receita até 2016. Mais tempo está sendo gasto
em dispositivos móveis, mas os dólares gastos em marketing para anúncios em celular não
evoluem.
Enquanto isso, na indústria gráfica, recente entrevista concedida por Fabio Arruda Mortara,
presidente da Abigraf Nacional, indica um cenário nada agradável. Os dados relativos ao
terceiro trimestre de 2012, compilados pelo Departamento Econômico da Associação Brasi-
leira da Indústria Gráfica (Decon-Abigraf), com base em informações do Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que em setembro de 2012 a produção do setor
recuou 5,4% em relação ao mesmo período de 2011. Na comparação entre o terceiro tri-
mestre de 2012 com o mesmo período de 2011, a retração chega a 9,5%.
Em contrapartida, Mortara ressalta que os brasileiros estão consumindo com vigor. Em
contrapartida também temos uma miríade de boas notícias que vem para trazer bons ventos
ao segmento gráfico. A Mácron Indústria Gráfica, de São Bernardo do Campo, recentemente,
comemorou a marca histórica de 1 bilhão de cartuchos anuais. Na ocasião, o diretor de
operações, Fernando Salles Ferreira e o gerente de marketing e planejamento estratégico,
Felipe Salles Ferreira apresentaram as ações e resultados de 2012 e anunciaram metas
para o próximo ano. Os executivos falaram sobre os investimentos em capacitação de pes-
soas, automação de processos e novos equipamentos. Entre as aquisições estão as impres-
soras Speedmaster XL 75-6+L, Speedmaster CD 102-6+L e softwares da linha Prinect, da
Heidelberg. As novas tecnologias contribuíram para um aumento de 60% na produtividade
da gráfica, que iniciou 2012 com a capacidade de processar 631 milhões de cartuchos e
alcançou a marca histórica de 1 bilhão de cartuchos anuais.
A Durst anunciou mundialmente que suas famílias de impressoras Rho e Omega receberam
o selo verde Greenguard, que atesta que as tecnologias empregadas em ambas as linhas
de equipamentos estão de acordo com as normas de preservação ambiental e de sustenta-
bilidade. Já na vinheta Indústria em Destaque o leitor fica sabendo do bom momento vivido
pela Ibema, que assume novo posicionamento de mercado, com novos Centros de Distri-
buição, um deles na Europa, novos produtos e logomarca. A diretoria da empresa afirma o
conjunto de novidades dará mais competitividade no mercado de papelcartão.
Outra notícia favorável ao setor é que no final do ano de 2012, Antonio Pérez, CEO da Ko-
dak, acompanhado por Doug Edwards, presidente mundial para o segmento de Impressão
Digital & Enterprise, realizou, em São Paulo, um discurso otimista do futuro da companhia
daqui em diante. De acordo com Pérez, em 2013, a Kodak emergirá em 2013 como uma
nova empresa mais forte e totalmente reorganizada. Segundo Pérez, ainda, o capítulo 11
foi o único caminho encontrado para assegurar à Kodak a
possibilidade de sair da crise instalada.
Há, ainda, a prévia da Expoprint que mostra o entusiasmo
das empresas em lançar equipamentos e serviços diferen-
ciados, em busca das demandas inéditas que o segmento
de impressão digital pode proporcionar. A ExpoPrint Digital
2013 será realizada de 13 a 16 de março, no Expo Center
Norte, em São Paulo.
Infelizmente, o setor gráfico sofreu uma perda irreparável
recentemente. Sabino Arias, presidente e fundador da IBF, fa-
leceu no Rio de Janeiro. Arias, médico e industrial, nasceu em
Porto Alegre (RS), formou-se em Medicina na Universidade
Federal do Rio Grade do Sul em 1938 e especializou-se em
cirurgia geral na Argentina. Fundamentada em seus ideais,
a IBF, ao longo dos anos, tornou-se um dos cinco maiores
fabricantes mundiais de chapas para impressão offset.
Diversas notícias nessa edição, também, indicam uma
retomada rápida do setor, com novidades que podem
surpreender.
Saudações Graphprintenses!
Fábio Sabbag