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GRAPHPRINT JAN/FEV 13
Insumos
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alcançar o resultado esperado, pois a temperatura do ambiente, condições de
rolaria e linha de tinta influenciam diretamente o resultado final deste trabalho.
Outro caso interessante é o pó antimaculatura, que se dissolve em água, ideal
para máquina de 1, 2 ou 4 cores, trazendo maior produtividade por acumular me-
nos pó na blanqueta na reentrada do papel para impressão do lado verso”, orienta
o gerente técnico da Antalis.
Com a meta de atuar em toda a cadeia produtiva do cliente, a Druck Chemie de-
senvolve na linha de insumos produtos químicos menos prejudiciais ao ambiente.
Um exemplo é a linha de solventes livres de compostos aromáticos benzeno, to-
lueno e xileno (BTX), que são hidrocarbonetos aromáticos tóxicos presentes em
derivados de petróleo. “O BTX apresenta alto potencial poluidor quando presente
no solo e no ambiente aquático. Além disso, os três compostos são comprovada-
mente tóxicos e carcinogênicos aos organismos aquáticos e aos seres humanos.
A linha de solventes livre de aromáticos tem um desempenho superior àquelas
que possuem esses compostos”, fala Renata Augusto, química responsável da
Druck Chemie.
Danilo Eskenazi, gerente de produtos Saphira/Heidelberg, diz que a Saphira Eco
foi a primeira linha de tintas, vernizes, chapas de impressão e outros consumíveis
do mercado produzida exclusivamente com critérios ecologicamente corretos,
que permitem às gráficas implantar um modelo de negócio totalmente susten-
tável. “Todos os produtos atendem ou excedem às exigências ecológicas atuais.
Acreditamos que ecologia, economia de insumos e, consequentemente, de re-
cursos financeiros, devem caminhar lado a lado. Os consumíveis desempenham
um papel fundamental para que a impressão ecológica mantenha altos níveis de
qualidade e na performance dos equipamentos”, observa.
A política da Heidelberg/Saphira é baseada em três pilares: substituição; redução
e compensação. Eskenazi cita como exemplos a solução de fonte Saphira Fount
AR Pure 550 e os vernizes ecológicos e atóxicos à base de água.
Fioravante Módolo Júnior, diretor da Duplicopy/
Eurostar:
“Também é visível que muitas
indústrias procuram produtos que
agridam menos o meio ambiente e a
saúde por pura consciência ambiental,
mas há muitas empresas que ainda
pensam apenas em marketing ou
exigência de seus clientes.”
Fabio Uva, gerente técnico da Antalis:
“Auxiliamos o mercado gráfico
com aplicação de soluções de
fonte para redução ou isenção de
álcool isopropílico que realmente
funcionem nos diferentes
sistemas de molha das máquinas
impressoras, pois as diferenças
são visíveis entre os fabricantes.”
Valores diferenciados: o mercado
aceita?
Eskenazi afirma que sim, pois o cliente final exige
cada vez mais comprometimento dos fornecedo-
res quanto às questões ambientais. “Além disso,
os produtos sustentáveis são desenvolvidos com
a finalidade de economizar recursos, o que garan-
te o retorno do investimento”, explica o gerente
de produtos Saphira.
Uva diz que o fator determinante para entrada de
produtos ecologicamente corretos no mercado é
o custo, que em muitas vezes é maior que outros