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acontece
no mercado
GRAPHPRINT ABR 13
13
Segmentos gráficos já desfrutam de desoneração na folha de pagamentos
Para o presidente da Abigraf Nacional, Fabio Arruda Mortara, a inclusão das 5 NCMs de
embalagens no texto original da medida já representaria, por si só, uma vitória para o setor,
que vem pleiteando desde 2011 sua inclusão no Plano Brasil. “Mas conseguimos ir além, e
convencemos os parlamentares de que a inclusão desses outros 11 NCMs daria maior fôlego
para que o setor continue contratando”, explica.
Proposta pelo Governo Federal
em setembro do ano passado,
a MP 582/12 estendeu para 15
setores da economia a política
de desoneração da folha de
pagamentos estabelecida pelo
Plano Brasil Maior, e já incluía
5 NCMs da indústria de emba-
lagens (caixas, sacos, bolsas,
cartuchos e outras embala-
gens, de papel e outros mate-
riais). Por se tratar de um ato
presidencial com força de lei, a
MP garantiu que os segmentos
contemplados no texto original
já desfrutassem do benefício
desde sua publicação pelo Diá-
rio Oficial da União (DOU).
Segundo o texto, os setores
beneficiados podem substituir
a contribuição previdenciária
patronal de 20% sobre a folha
de pagamento por alíquotas
de 1% a 2%, conforme o caso,
sobre a receita bruta, exclu-
ídas as vendas canceladas e
os descontos concedidos. O
objetivo é aumentar a produti-
vidade e a competitividade de
segmentos da economia e am-
pliar a formalização de mão de
obra no País.
Outro NCM relativo ao seg-
mento caderneiro também foi
incluído na MP 601, publicada
no DOU no último dia 28 de
dezembro. Com a medida, já
são seis os NCMs da indústria
gráfica contemplados pela de-
soneração na folha de paga-
mentos.
Investimentos em mídia cresceram
7% em 2012
Os investimentos publicitários cresceram 7% em 2012 em rela-
ção a 2011, atingindo R$ 94,9 bilhões. Os dados são do Monitor
Evolution, serviço do Ibope Media que monitora mensalmente os
investimentos dos anunciantes, agências e as categorias de pro-
dutos veiculados nos principais meios de comunicação. O estudo,
que é realizado em nove meios, tem como base a tabela de preços
dos veículos. Em 2011, o aumento foi de 16%. “O aumento regis-
trado em 2012 ficou de acordo com a economia do país”, diz Dora
Câmara, diretora regional Brasil do Ibope Media. O meio TV aberta
é, novamente, o que recebe o maior volume de publicidade. Apesar
do crescimento de 11% nos investimentos, que passam de R$ 46,3
bilhões em 2011 para R$ 51,2 bilhões, a participação do meio é
praticamente a mesma: passou de 53% para 54%. O meio inter-
net, que também aumentou sua participação, chegando a 7%, teve
um crescimento de 21%, passando de R$ 5,3 bilhões para R$ 6,5
bilhões. Os jornais tiveram queda, saindo de R$ 17,2 bilhões para
R$ 16,7 bilhões. As revistas continuaram praticamente no mesmo
patamar, saindo de R$ 7,25 bilhões para R$ 7,24 bilhões. Entre os
mercados monitorados, mais uma vez, São Paulo foi a cidade que
concentrou o maior volume de investimento publicitário, com R$
26,5 bilhões.
Fibria apresenta balanço anual e
resultados do 4º trimestre
A Fibria produziu 5,3 milhões de toneladas de celulose, aumento de
2% em relação a 2011. As vendas somaram 5,4 milhões de tonela-
das, 4% acima do ano anterior.
No quarto trimestre de 2012, a empresa registrou lucro de R$ 48
milhões e Ebitda ajustado de R$ 2,3 milhões, 15% superior ao de
2011. A receita líquida acumulada chegou a R$ 6,2 bilhões - R$ 1,9
bilhão somente no quarto trimestre.
A Fibria encerrou 2012 com o menor endividamento líquido desde
sua criação, R$ 7,7 bilhões. Para saber mais, acesse a publicação
completa no site
MPP inicia o ano com importante
investimento
A MPP adquiriu a sua terceira cortadeira GMC-TC. Com o novo
equipamento, a MPP afirma ser a única convertedora do Brasil a
possuir a tecnologia de corte Sincron, com controle eletrônico de
formatos, esquadro e eliminação de pó em linha em 100% de sua
capacidade instalada.
No mês de fevereiro a empresa superou as 4 mil toneladas/mês,
com a garantia de preservar a certificação FSC na conversão e
armazenagem dos produtos.