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GRAPHPRINT ABR 13
EDITORIAL
Parabéns aos finalistas do
12º Prêmio GRAPHPRINT
Pelo andar da carruagem, o setor gráfico vai ajeitando suas morangas. Recente-
mente, houve a Expoprint Digital, que mostrou grande procura por novas deman-
das de impressão. O evento recebeu 13184 visitantes e o volume de negociações,
de acordo com estimativas da organização do evento, durante a feira, chegou a
R$ 120 milhões. Ainda de acordo com estimativas da organização, os negócios,
que devem ser gerados seis meses após o evento, chegam a R$ 170 milhões. É
fato que os players do segmento estão em consonância com os novos tempos e
mostram miríade de tecnologias customizadas, enfim, ao ambiente digital.
Pululam empresários em busca da impressão diferenciada, com alguns substratos
(inéditos) em mãos. Há oferta de equipamentos, mais precisamente impressoras,
que custam não muito mais do que R$ 10 mil e prometem ao pequeno gráfico aten-
dimento personalizado. Os custos, já era hora, estão mais convidativos ao bolso do
empresário, mesmo que a obsolescência efervesça entre demanda e solução.
O meio digital, em todos os seus amplos sentidos, é questão inerente ao meio grá-
fico também. Hoje, o caminho das vendas passa pelo comércio eletrônico. Nenhu-
ma empresa pode se dar ao luxo de ignorá-lo. Em consequência, tem aumentado
a quantidade de pequenas e médias empresas que precisam vender também pela
internet, independentemente do seu setor – varejo, indústria ou serviços, incluindo,
sim, os negócios B2B. Há diferenças fundamentais entre vender no mundo físico
e vender na internet. É necessário dominar técnicas muito diferentes do que as
pessoas costumam imaginar. Eis, então, uma lição de casa. Um dever do ofício. O
ofício do novo tempo.
A maioria das empresas sempre procurou oferecer aos clientes diferentes meios
de vendas. A diferença contemporânea é que, com o crescimento do e-commerce
e das redes sociais, as possibilidades se ampliaram de forma exponencial. Com a
velocidade e convergência cada vez maior de mídias é essencial que todos este-
jam presentes nos diferentes canais, de forma efetiva e interativa. Vale criar meios
para que o cliente também forneça informações sobre seus desejos e necessida-
des. Mais uma lição para ser feito em casa, no chão de fábrica.
De antemão já parabenizamos os finalistas do 12º Prêmio GRAPHPRINT. É nessa
edição que o leitor terá contato com eles. O evento será realizado no dia 23 de
maio, no Espaço Infinito, Vila Leopoldina em São Paulo (Avenida Mofarrej, nº
167, CEP 05311-000). A Pesquisa GRAPHPRINT considerou 23 categorias de
fornecedores, cinco personalidades (Fornecedor; Dirigente; Produção; Vendas e
Marketing), além de destacar as melhores gráficas em cinco segmentos: Digital;
Editorial Plana; Rotativa; Embalagens e Promocional. O Prêmio GRAPHPRINT é
auditado pela Premium Auditores Independentes. Na edição de maio serão pu-
blicados os vencedores.
No decorrer da edição apresentamos reportagens so-
bre o mercado de papéis: especiais, para impressão
digital e imprimir e escrever. Na área de equipamen-
tos, destrinchamos os modelos com sistemas de cura
UV para você entender os benefícios da tecnologia. A
entrevista principal remete à Editora Lafonte, do Gru-
po Escala, que com mais de 500 títulos publicados
fortalece sua participação no setor editorial de livros
com novo plano de investimento, que ultrapassa os
R$ 30 milhões em 2013.
Em tempo: Foi realizada no dia 9 de abril, na sede da
Fiesp, em São Paulo, a primeira reunião do Comitê da
Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Co-
pagrem) que contou com a participação (expressiva)
das entidades de diferentes segmentos. Inicialmente,
o comitê combaterá o uso indevido do papel imune
(leia matéria com o diretor de relações internacionais
da Fiesp, Roberto Gianetti da Fonseca) e defenderá
a verdadeira sustentabilidade que há na indústria de
celulose e papel.
As notícias não param aqui. Vire a página.
Saudações Graphprintenses!
Fábio Sabbag