Page 36 - 131

Basic HTML Version

Tendências
GRAPHPRINT ABR 13
36
Apesar de lucro menor, 2012 foi o primeiro ano em que o jornal obteve
mais receita com assinaturas e vendas avulsas do que com anúncios. O
New York Times Company divulgou a imprensa e investidores em feve-
reiro seu balanço de 2012, com os números do quarto trimestre e o con-
solidado do ano. Os números chamam a atenção pela queda na receita
com propaganda, ainda que a circulação tenha atraído mais dinheiro
em 2012 do que em 2011. “Pela primeira vez na nossa história a receita
anual proveniente de circulação excedeu a de anunciantes”, afirmou em
comunicado o CEO do grupo, Mark Thompson.
A receita acompanhou o crescimento contínuo de assinaturas via
paywall, que somavam 668 mil leitores ao fim do quarto trimestre de
2012, 13% a mais que no trimestre anterior.
A receita com circulação aumentou em 10,4%, de US$862,9 milhões em
2011 para US$952,9 milhões no ano passado. A receita total, incluindo
serviços como agência de notícias e eventos, foi de US$1,9 bilhão em
2012, crescimento de 1,9% na comparação com o ano retrasado. O lu-
cro das operações, no entanto, caiu 24,6%, de US$143,6 milhões em
2011 para US$108,3 milhões ano passado.
Proposta em tramitação na Câmara isenta da cobrança do PIS/
Pasep e da Cofins a fabricação de tintas para impressão de
publicações
A medida está prevista no Projeto de Lei 4788/12, da deputa-
da Antônia Lúcia (PSC-AC). A deputada defende que a Consti-
tuição já veda a instituição de impostos sobre livros, jornais,
periódicos com o objetivo de garantir a plena liberdade de ma-
nifestação do pensamento.
Segundo Antônia, há de se pensar também nos insumos que
integram os custos de produção para baratear o preço final
desses produtos. “Não basta que o livro, o jornal e o periódico
sejam imunes de impostos; é importante que, além do papel
destinado à impressão também a tinta não seja onerada por
meio de tributos”, reforça.
Tramita na Câmara proposta para isentar de tributos
tintas para impressão de publicações
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões
de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Circulação passa anúncios no NYT
O total de anúncios rendeu US$ 898 milhões em 2012,
queda de 5,9% em relação ao ano anterior. Quem mais caiu
foi o impresso, -7,6%, enquanto o digital teve leve aumento
de US$214,4 milhões para US$214,7 milhões (+0,15%).