Page 38 - 131

Basic HTML Version

PAPÉIS PARA IMPRESSÃO DIGITAL
GRAPHPRINT ABR 13
38
É natural que nasçam ao redor da impressão digital os mais di-
versos serviços e insumos. Dessa vez, falaremos das opções que
os fabricantes estão apresentando em relação aos papéis volta-
dos à impressão digital. “A Linha Imaginário Papéis Especiais já
vem sendo utilizada em trabalhos impressos pelo processo digital.
Contudo, somente este ano, colocamos os papéis à disposição de
fornecedores de equipamentos de impressão digital, com vistas
a obter deles a recomendação para uso, pois esse é um passo
essencial para um bom desempenho no segmento. Em uma etapa
seguinte, pretendemos homologar os papéis. Esse é um segmento
muito interessante e que vem desenvolvendo de forma expres-
siva. Estamos acompanhando esse desenvolvimento, inclusive
participando das reuniões do Digitec promovidas pela Associação
Brasileira de Tecnologia Gráfica”, fala Marcus Vinicius de Melo,
CEO da Multiverde Papéis Especiais.
A Suzano vem com a linha Paperfect Laser, disponível nas grama-
turas 75 e 90m². “Reconhecido pelo mercado gráfico como um
papel de elevado padrão de qualidade e controles, apresenta po-
rosidade e umidade adequadas ao sistema de impressão digital,
além das qualidades decorrentes de ter um alto corpo, caracterís-
tica que garante menor gramatura com maior espessura. Por ser
um papel alcalino, o Paperfect Laser também possui excelente e
duradoura brancura”, fala Lucimary Henrique, gerente de estraté-
Insumo do digital
Empresas mostram papéis aptos às
necessidades de impressão do ambiente digital
gia e marketing da Unidade de Negócio Papel da Suzano Papel e
Celulose.
De acordo com Lucimary, o papel da Suzano é recomendado para
boletos bancários, contas em geral, etiquetas, extratos, notas fis-
cais, folders, mala direta e até livros. “Por ser um produto extre-
mamente flexível, pode ser utilizado em copiadoras, impressoras a
laser e a jato de tinta, permitindo a personalização do resultado fi-
nal de acordo com as necessidades e exigências gráficas”, avalia.
Majoy Viccari, supervisora de marketing da Cathay, diz que os lan-
çamentos da multinacional são os papéis não revestidos (offset)
digitais chamados de Nevia Impression e Nevia Preprint. “Na linha
de papéis revestidos temos o Nevia Digital baixa gramatura, até a
gramatura 170, e o Nevia Plus Digital alta gramatura, chegando à
gramatura 350. Na linha de papéis não revestidos temos o Nevia
Impression e o Nevia Preprint. Por serem próprios para impressão
digital, o fato de serem testados e certificados pelo Rochester Ins-
titute of Technology, garantem ao usuário que o produto terá uma
excelente performance e qualidade de impressão. Além disso, há
a vantagem de virem de fábrica com os formatos adequados ao
segmento digital, por exemplo, 330x482mm ou 320x470mm. Isso
facilita seu uso, preserva a qualidade do produto em relação ao
corte, sem a incômoda soltura de fibrila, que contamina os equi-
pamentos no decorrer do uso e por já estar formatado acaba pou-
Fábio Sabbag