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GRAPHPRINT MAI 13
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Realização: Divisão de Pesquisa da Agnelo Editora
Iniciativa: Agnelo Editora
Período: dezembro 2012 a abril de 2013
Metodologia: A Pesquisa GRAPHPRINT contou com duas ferramen-
tas: telemarketing e portal www.graphprint.com.br.
Dividido em 33 categorias, isentas de marcas de referência que
induzissem a votação, o formulário conteve solicitação de indica-
ções para nomes de cinco empresas em cada categoria, possibili-
tando assim uma abrangência maior do mercado.
Conforme previsto no regulamento da 12ª Pesquisa GRAPHPRINT,
as empresas respondentes foram classificadas em três grupos:
Grupo 1 – empresas pequenas, de 1 a 50 funcionários; Grupo 2
– médias empresas, de 51 a 200 funcionários; e Grupo 3 – gran-
des empresas, acima de 200 funcionários. O critério utilizado para
determinar o tamanho das gráficas foi o número de funcionários.
Segundo esse critério, ficou assim a distribuição da amostra, con-
siderando o porte das empresas:
OS CRITÉRIOS DA 12ª PESQUISA GRAPHPRINT
Ainda conforme previsto no regulamento, foram considerados vo-
tos nulos - portanto não incluídos como votos válidos - aqueles
nos quais o respondente votou na sua própria empresa/marca,
aqueles recebidos após a data de encerramento da pesquisa, vo-
tos respondidos em duplicidade, os respondentes que encaminha-
ram o questionário da pesquisa sem conter respostas, bem como
os votos atribuídos a empresas que não pertenciam à categoria
em questão.
Foram 612 os votos válidos obtidos na 12ª Pesquisa GRAPHPRINT
junto às gráficas, empresas fornecedoras, agências de publicida-
de e bureaus, assim divididos por áreas de atuação: compras (98);
diretoria (248); gerência (172); produção (80); outros (14).
Caráter do formulário: confidencial, preservando a identidade da
empresa e do respondente.
Geograficamente, os respondentes estão distribuídos da seguinte
forma: 76% Região Sudeste; 14% Região Sul; 5% Região Nordes-
te; 4% Centro-Oeste; 1% Região Norte.
Atributos: por não contemplar atributos para as marcas eleitas, a
Pesquisa GRAPHPRINT não identifica as características das mar-
cas vencedoras, como qualidade, credibilidade e outros. nem au-
fere participação de mercado.