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Fórum GRAPHPRINT
GRAPHPRINT MAI 13
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do Livro e co-autor do livro Guia do Profissional do Livro - Infor-
mações importantes para quem quer escrever e publicar um livro.
Na sequência, Enio Zucchino, gerente de marketing para segmen-
to de impressão comercial da Kodak, defende o tema “Impres-
são digital: demanda vai crescer. Sua empresa está preparada?”
Zucchino observa que o mercado de impressão comercial tem
apresentado profundas mudanças comportamentais e tecnológi-
cas que têm colocado em risco a existência de inúmeros forne-
cedores de impressão industrial. “Mídias eletrônicas rapidamente
têm ganhado força durante as últimas décadas, e para competir a
indústria gráfica tem apontado para a impressão digital como uma
forma de aumentar sua própria competitividade frente às demais
mídias. Porém, o que é necessário para entrar com sucesso nes-
sa tecnologia? Quais são os desafios ao tradicional fornecedor de
impressão? Sua empresa estará preparada?”, indaga.
Com o tema “A arte de enobrecer o impresso”, Marcio Bertossi,
gerente industrial da Heliocolor, incentiva o mercado a pensar em
acabamentos diferenciados, fundamentado em vernizes que, efe-
tivamente, diferenciam o trabalho impresso. Bertossi mostra ao
público o que a Heliocolor vem fazendo para desenvolver novos
insumos, com matérias-primas cada vez mais excêntricas.
Na palestra que antecede o almoço, Fernando Cardoso, gerente
comercial da Adecol, explora o tema “Demandas customizadas
atraem matérias-primas de alta qualidade. O adesivo ideal para
atender novos substratos de impressão”. Cardoso é técnico quí-
mico e graduado em administração de empresas, pós-graduado
em finanças e em marketing. Atua na área comercial e na gestão
de empresas do segmento há 12 anos.
Período vespertino
Chega o momento de falar de papel. Hide Silva, gerente de back-
selling da Arjowiggins CreativePapers, baseia sua apresentação
no tema “Papéis finos - como e por que usar. A diferenciação do
insumo valoriza a imagem do produto final”. Hide evidencia aos
presentes como o papel contribui para o famigerado, mas, às ve-
zes, nem tão explorado, valor agregado. Papel especial, por exem-
plo, é sim passivo de impressão e de demandas inexploradas. Eis
aqui as oportunidades de customização que a impressão digital
proporciona, por exemplo.
Já a Henkel aborda o tema “Inovações em métodos de controle na
aplicação de adesivos”. Lucas Moliterno, gerente de produto da
multinacional, aposta no sistema Smart Control, que, segundo o
executivo, possibilita o controle total de aplicação de adesivos por
unidade produzida.
Para fechar o dia, Rafael Guimarães, gestor comercial para a re-
gião do Rio de Janeiro da WG Papéis, revela os caminhos da qua-
lidade no atendimento. O profissional da WG Papéis irá mostrar
as ferramentas para atender a demanda por papel, um insumo,
evidentemente, primordial à impressão.
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