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GRAPHPRINT MAI 13
Sustentabilidade
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para suas operações, em comparação com 32% que não estão
investindo em tais iniciativas.
“Sabemos que a cadeia de fornecimento é responsável direta-
mente pelo resultado de uma empresa. Estamos falando aqui de
influências diretas em receita, qualidade do produto final, percep-
ção do consumidor. Por isso, é extremamente importante que as
grandes empresas não apenas invistam em mitigar seu impacto
junto ao meio ambiente, mas também incentivem seus fornece-
dores a fazê-lo”, pondera Fernando Eliezer Figueiredo, diretor do
CDP Brasil.
Melhores respostas
Para oferecer subsídios tanto para fornecedores quanto para em-
presas compradoras conduzirem sua estratégia rumo à economia
de baixo carbono, o CDP implementou a sua metodologia de pon-
tuação (scoring) de respostas no Brasil nesta edição do CDP Sup-
ply Chain 2013.
As declarações dos respondentes são pontuadas nos quesitos
Disclosure e Performance. A primeira se refere ao fornecimento de
respostas claras e completas. Dos 202 fornecedores responden-
tes, 29% receberam pontuação entre 50 e 100. Em Performance,
analisou-se a efetividade das medidas para amenizar as mudan-
ças climáticas adotadas pelas empresas que tiveram nota maior
ou igual a 50 em Disclosure. Entre as 58 empresas analisadas
em Performance, não houve nenhuma avaliada com nota A. 14%
ficaram com nota B.
Fibria
A Fibria, primeira companhia florestal do mundo a aderir ao CDP
Supply Chain, adota práticas de gestão para as mudanças climá-
ticas ao longo do ciclo produtivo da celulose de eucalipto. O en-
gajamento entre a companhia e seus fornecedores é fundamental
para buscar o desenvolvimento sustentável em toda a cadeia de
suprimentos. Segundo a empresa, “o CDP Supply Chain exerce um
papel importante nesse sentido, uma vez que contribui para a efi-
ciência de gestão da cadeia produtiva e incentiva fornecedores a
identificar e divulgar suas emissões de gases de efeito estufa”.
Em 2012, 93% dos fornecedores convidados pela Fibria respon-
deram o questionário, o que mostra um aumento significativo na
participação em relação a 2010 (45%) e em 2011 (71%), compro-
vando entendimento da iniciativa e engajamento.
Suzano Papel e Celulose
A Suzano Papel e Celulose acredita que trabalhar a cadeia de valor
é uma tendência nas agendas corporativas e identificou no CDP
Supply Chain uma forma inovadora de trazer para seu dia a dia
uma ferramenta que engajaria seus fornecedores nessa temática
tão relevante. Segundo a Suzano, “os três anos de participação
na iniciativa foram um processo enriquecedor para a empresa e
temos relatos gratificantes de nossos fornecedores. Percebemos
que eles internalizaram o tema e hoje reconhecem a importân-
cia de trabalhar a gestão de emissões e governança climática em
suas empresas. Com o amadurecimento do mercado, outras em-
presas passarão a incorporar essa discussão em suas estratégias
e a transformarão em um fator competitivo”.
Sobre o CDP
O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que
provê um sistema global único para que as empresas e cidades
meçam, divulguem, gerenciem e compartilhem informações vitais
sobre o meio ambiente.
O CDP trabalha com as forças do mercado, incluindo 722 inves-
tidores institucionais com ativos na ordem de US$ 87 trilhões
para motivar as companhias a divulgarem seus impactos no meio
ambiente e aos recursos naturais, assim como suas ações para
reduzi-los.
Atualmente, o CDP possui o maior volume de informações sobre
mudanças climáticas e água do planeta e procura colocar esses
insights na pauta das decisões estratégicas, dos investidores e
das decisões políticas.
Para mais informações, visite HTTP://www.cdproject.net.
O número de fornecedores que investem em ações de redução de
emissões caiu de 23% em 2011 para 13% em 2012. No entanto, na
comparação entre os dois anos, há uma melhoria de 100% em iniciativas
de redução de emissões (8% dos respondentes em 2011 contra 17% em
2012). 43% dos membros brasileiros investem para mitigar os riscos das
mudanças climáticas através da redução de emissões