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PESQUISA
GRAPHPRINT JUN 13
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A análise mostrou que as empresas passaram a utilizar as ferra-
mentas de forma mais estratégica e segmentada. De acordo com
a pesquisa, a porcentagem de entidades que atribuíram ações nas
redes sociais às áreas específicas aumentou 10% nas empresas de
segmentos B2B e 12% nos segmentos B2C. Além disso, a área res-
ponsável pelo monitoramento dessas redes passou a ser o marketing.
A pesquisa ouviu 470 profissionais líderes de mercado entre dire-
tores e gerentes dos dois segmentos. Atualmente, 67% dos pro-
fissionais do mercado B2B afirmaram deixar as atividades na res-
ponsabilidade da área de marketing, e 78% nas companhias B2C.
“O gerenciamento do marketing com relação às redes sociais
apresenta maior efetividade nos resultados quando usa a estraté-
gia de vendas na comunicação”, fala Henrique Gasperoni, diretor
de marketing do Ibramerc.
A utilização das redes sociais dentro das empresas do segmento
B2B é impulsionada pela necessidade de ampliar o efeito de seus
Companhias passam a usar redes sociais
de forma mais estratégica, diz pesquisa
O Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) elaborou um estudo
comparativo entre os dois últimos anos (2011 e 2012) sobre a utilização das mídias
sociais nos negócios B2B e B2C
projetos de marketing já existentes. Nos dois últimos anos os
executivos que responderam a questão afirmaram que este é o
principal objetivo na utilização das mídias, com 46% em 2011 e
53% em 2012. Além disso, ações como fazer o networking online
e offline também aparecem entre as principais opções de ranking
nos dois anos seguidos. Nas companhias B2C os investimentos
em mídias sociais têm como intuito facilitar trabalhos relaciona-
dos aos negócios e vendas.
O estudo traçou quais redes têm sido utilizadas neste segmento.
Por possuir o maior número de funcionalidades, como mensagens,
publicações, comentários, músicas, vídeos, calendário de eventos,
comunidades, além da facilidade no manuseio, o Facebook é, dis-
parado, a ferramenta mais utilizada. De um ano para o outro
essa utilização aumentou em 6%. Além disso, a utilização do
YouTube também registrou aumento de 4%.
Dentre os motivos que impulsionam o uso das mídias sociais