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GRAPHPRINT JUN 13
Papel cartão
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MD Papéis
Destaque aos reciclados
Aldinir do Nascimento, gerente comercial -
segmento papel cartão da MD Papéis: “O papel
cartão é um substrato extremamente versátil e
capaz de se adaptar a estas crescentes demandas.”
Em 2012, a MD Papéis produziu 35 mil toneladas de
papel cartão. Em 2013, a empresa tem potencial
para oferecer 44 mil
Aldinir do Nascimento, gerente comercial - segmento papel cartão da MD Papéis,
cita que a redução de tiragens, devido aos formatos distintos, pode ser, à primeira
vista, danosa tanto para o fabricante de papel cartão quanto para a gráfica. “Mas
a adaptação, tanto da gráfica como do fornecedor, é possível. E, com certeza, este
diferencial poderá ser oferecido pelas empresas que buscam atender ao mercado
em geral, conforme sua crescente demanda de materiais personalizados”, fala.
Na indústria alimentícia, Nascimento acredita que os maiores desafios estão rela-
cionados com a maior garantia de qualidade e segurança em todas as etapas do
processo. “É preciso evitar, principalmente, contaminantes externos que compro-
metam a integridade do produto e coloquem em risco a saúde dos consumidores,
além de também poder colocar em risco a perpetuação da marca. A embalagem
tem papel determinante na garantia da integridade qualitativa dos alimentos, confi-
gurando propriedades, segurança e aspecto promocional”, diz, acrescentando que
a MD Papéis lançou o papel cartão Triplex Pack e está trabalhando no sentido de
obtenção de todas as certificações que o habilitem para embalagens de alimentos,
como contato direto e indireto.
Nascimento antecipa o desafio inerente à indústria farmacêutica: “Nos próximos
anos será a oferta de medicamentos em doses exatas às prescritas, adaptando
as embalagens de forma a não comprometer a qualidade do produto. Há ainda a
questão de segurança associada ao produto. O papel cartão é um substrato extre-
mamente versátil e capaz de se adaptar a estas crescentes demandas”, avisa.
A linha que mais se destaca atualmente é a de
reciclados. “Isto se dá em função da excelente
performance de impressão e acabamento, além
de carregar em seu DNA um forte apelo ambien-
tal”, conclui Nascimento.