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CTP
GRAPHPRINT JUL 13
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T&C
Com 40 unidades vendidas em 2012, a T&C prevê
manter o mesmo volume de vendas em 2013. Além
da linha da Screen, a empresa distribui também
equipamentos da marca chinesa Amsky por meio de
modelos UV com chapas convencionais e térmicas
Renato Giovanni Moccagatta, diretor comercial da
T&C: “Com a popularização, atualmente, as gráficas de
pequeno porte conseguem adquirir sistemas de CtP.”
Desde 2004 a T&C comercializou 432 CtPs, sendo que o modelo mais vendido é
o PTR4300S formato meia folha germânico, que atende (como formato) 70% das
gráficas no Brasil. “Atualmente, a T&C possui 40% do parque instalado no Brasil.
A Screen possui a maior gama de produtos em CtP, com 32 modelos. Os últi-
mos lançamentos foram os CtPs super-rápidos com 65 chapas por hora, modelos
8900E/S/Z, que foram criados para empresas que precisam de um grande volume
de produção”, explica Moccagatta.
Moccagatta observa que o principal benefício das chapas sem processo é a ques-
tão ecológica. “Em relação ao processo de produção de chapas no CtP, a elimina-
ção do processo da revelação, na processadora, também reduz horas trabalhadas,
manutenção dos químicos e, consequentemente, redução de custos de produção.
Já em relação ao CtP, a gravação de algumas chapas sem químico, que são pouco
sensíveis, pode acarretar a redução da velocidade de gravação. Porém, a maioria
destas chapas já está na sua quarta ou quinta geração e a cada desenvolvimento
a sensibilidade melhora”, avalia.
No dia 11 de junho, na
Escola Senai “Theobal-
do de Nigris”, a Kodak
realizou a apresentação
oficial da família de cha-
pas Sonora ao Brasil
Tendo como slogan
principal o tema sem
processo, a linha Sonora já vem sendo utilizada em mais de
70 clientes da Kodak. De acordo com Zucchino, a linha já fora
testada e passou com louvor nos quesitos eficiência e susten-
tabilidade.
Atualmente, de acordo com Zucchino, 35% do volume total de
vendas da Kodak no Brasil corresponde às chapas sem proces-
so, incluindo também as antecessoras Thermal Direct e P-FN.
“A receita da sustentabilidade é investir tempo e recurso para
minimizar desperdícios e aumentar os custos por meio da efi-
ciência e competitividade. A segunda meta é investir na pré-
Família Sonora, da Kodak, é apresentada oficialmente ao Brasil
-impressão para economizar na impressão. Sabemos que os
custos mais significativos estão concentrados no papel e na
mão de obra. Por isso, não faz sentido economizar na pré-
-impressão, etapa que representa aproximadamente 1,5% do
custo por impressão. É mais inteligente economizar 2% ou 3%
na impressão do que economizar 20% na pré-impressão”, fala
Zucchino acrescentando que na indústria gráfica não faz senti-
do ter uma impressora de alta tecnologia e perder tempo com a
pré-impressão.
A Kodak assegura que a
chapa Sonora tem siner-
gia com qualquer CtP e
impressora existentes no
mercado. “Nosso objetivo é
oferecer a melhor tecnolo-
gia em termos de acerto de
máquina e eficiência ope-
racional”, completa.