Revista Graphprint - Edição 145 - page 10

MÍDIAS
GRAPHPRINT JUL 14
10
A quarta edição da pesquisa Impacto nas Mídias, realizada pelo
departamento especializado em levantamentos e sondagens do
GrupoMáquina PR, aponta que, apesar de as redes sociais esta-
rem presentes na rotina de 96% dos executivos brasileiros, é na
imprensa tradicional queelesbuscamse informarcomsegurança.
A pesquisa identificou que os hábitos de consumo de informa-
çãodo empresariado já estãomuito vinculados aosmeios digitais
(97% acessam sites noticiosos diariamente ou com frequência),
mas isso não necessariamente significa queda na procura pelos
veículos tradicionais.
Os jornais impressos são lidos com frequência por 70% do públi-
co,númeroquechegaa80%quandoseconsideraaversãodigital.
O rádio, por sua vez, atinge diariamente ou com frequência 81%
dos “tomadores de decisão”. Mais do que a substituição de um
meio por outro, observa-se um fenômeno de convergência demí-
dias: 49% dos executivos declararam não abrir mão das versões
impressas de jornais e revistas, contra apenas 14% que abando-
naramde vez o papel.
Em grande parte, isso se deve à confiança nos processos de pro-
dução de conteúdo já estabelecidos nas mídias tradicionais. Na
comparação com a edição anterior da pesquisa, em 2011, o nível
decredibilidadedasmídiasmais tradicionaiscresceuem todosos
casos, em contraste com a redução na confiança depositada nas
redes sociaisemesmoem siteseportais. Emgeral, osexecutivos
Credibilidade é associadaàmídia
impressa, aponta estudo
Levantamentodo InstitutoMáquinadePesquisaconstatou fortalecimentona
confiançadepositadaem jornaiseoutrosmeiostradicionais, emcontrastecomo
descréditoemtornodasmídiasdigitais
Impressãodacredibilidade.Oestudo,queouviu226profissionaisdoaltoescalãode137empresas,constatouqueasmídiasdigitaissão tidas
comoconfiáveispor apenas7%dosempresários; emcompensação,81%avaliamqueos jornais impressos têmcredibilidadeelevada
1,2,3,4,5,6,7,8,9 11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,...52
Powered by FlippingBook