Revista Graphprint - Edição 151 - page 3

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GRAPHPRINT JAN/FEV 15
EDITORIAL
Que venhapela frente
Juntoaonovoano, entramos emuma fasedeesperanças, ondenovos ciclos seabrem
e outros se fecham semdeixar saudade. Por isso, a indústriagráfica, capitaneadapela
Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), coloca em divulgação os objetivos
em torno dos quais o setor irámobilizar esforços ao longo de 2015.
Visandocombater práticasquepropiciamaconcorrênciadesleal epõemem riscoa in-
tegridadeeocrescimentodasempresasdo setor,aentidade referendouoengajamen-
tono combateaouso indevidodopapel imune; adenúnciadas chamadas“gráficasde
pasta” (empresas não gráficas que disputam concorrências de forma predatória); e o
disciplinamento da atuação das gráficas religiosas, estatais, sindicais e assistenciais,
para que não utilizem seus benefícios fiscais e tributários na realização de trabalhos
alheios à sua finalidade principal.
Confira,aseguir,asdemandasque irãomobilizar asentidades representativasdosetor
ao longo de 2015: Fim do conflito tributário entre ISS e ICMS; Redução na importação
de livros e adoçãode alíquota zerodePIS/Cofins na impressãode livros noBrasil;Me-
lhorada rastreabilidadeda importaçãode livrosdidáticospeloDetalhamentoBrasileiro
deNomenclatura para aNCM4901.99.00; Concessão deMargemdePreferência para
a compra demateriais gráficos pelo setor público; Extensão da desoneração da folha
de pagamento para os segmentos ainda não beneficiados; Desoneração de PIS/Cofins
e IPI para materiais escolares de fabricação nacional; Adoção do cartão magnético
Material Escolar em substituição aos kits atuais; Modernização da Lei de Licitações e
Contratos, com estabelecimento de quantidademínima obrigatória de aquisição para
cada tipo de impresso gráfico; Exigência de certificação ou atestado técnico emitido
por entidade de classe pertinente para vencedores de licitações públicas; Correção do
teto da dispensa de licitação para serviços e compras e inclusão de papel para impri-
mir e escrever não acondicionado para venda a varejo dentre os produtos financiáveis
pelo cartãoBNDES.
Lendo assim já podemos adiantar que a tarefa não será nada fácil para um setor
que busca renovar seu poder impressionante. Em contrapartida, as diretrizes estão
traçadas e agora temos de arregaçar asmangas da camisa e ir à luta. Recentemente,
durantecoletiva realizadana sededaFederaçãodas IndústriasdoEstadodeSãoPaulo
(Fiesp), aAbigraf, representada por seu presidente nacional, Levi Ceregato, apresen-
tou os resultados do terceiro trimestre, a projeção para o fechamento de 2014 e as
expectativas do setor paraopróximoano.No terceiro trimestrede2014, descontadoo
padrão sazonal, a indústria gráfica cresceu 7,5% frente aos trêsmeses anteriores. Foi
umdesempenho surpreendente, considerandoque,noperíodo, a indústriade transfor-
mação, na qual o setor se insere, recuou 5,1%. A performance superou também (em
6,9%) a produção gráfica de julho a setembro de 2013.
O salto, porém, não reverteu a expectativa de fechar o ano com queda de 1,7% frente
a 2013. De fato, no acumulado do ano, há queda de 1,6% na produção até setem-
bro, e o setor não espera reversão dessa tendência
nem mesmo em 2015, para quando prevê recuo
de 1,1%. Segundo o boletim Focus, do Banco Cen-
tral, a indústria de transformação deve cair 2,3%
em 2014, porém, crescer 1,3% em 2015. O des-
colamento explica-se pelas projeções de aumento
da massa salarial, variável extremamente sensível
para a indústria gráfica e que, segundo o boletim,
deverá crescer menos no próximo ano (apenas
2%, contra 3,7%, em 2014). Os cálculos são do
Departamento Econômico da Abigraf, com base na
Pesquisa IndustrialMensal do InstitutoBrasileirode
GeografiaeEstatística (IBGE). Leiamatéria comple-
ta nesta edição sobre o balanço do setor.
Assim, assado, cozidoe frito, tocam-seosnegócios
relativos ao mundo mágico da impressão. Deseja-
mosa todosossereshabitantesdouniversográfico
um2015 repletodesucessona realizaçãodenovos
negócios. Mesmo não sabendo exatamente o que
vem pela frente, esperemos, então, que, aomenos,
venha pela frente.
Saudações GRAPHPRINTENSES
Fabio Sabbag
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