Revista Graphprint - Edição 156 - page 51

GRAPHPRINT JULHO15
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Oqueos latino-americanoscompramonline?
Os latino-americanos preferem comprar online porque represen-
ta uma boa alternativa para aquisições pessoais, além de obter
acesso a umamaior oferta de produtos e formas de pagamento.
Os entrevistados também falaram sobre suas preferências ao fa-
zer compras por ecommerce, nas quais amaioria o faz a partir de
um laptop. No entanto, osmexicanos (quase um terço deles) são
líderes em compras a partir de smartphones e os colombianos
(quatro em cada dez) preferem os tablets.
Vestuário, utensílios domésticos e equipamentos eletrônicos são
os produtos commaior demanda. Nesse sentido, os colombianos
sãoosmaisapaixonadospor vestuário (69%),osbrasileirosprefe-
remutensíliosdomésticos (68%),equipamentoseletrônicos (67%)
e cosméticos (54%), enquantomexicanos estãomais inclinados a
comprar CDs eDVDs demúsica (41%).
Ao adquirir serviços online, as reservas relacionadas ao turismo
(passagensdeavião,ônibus,hotéis, toursealuguel decarros,entre
outros) são asmais solicitadas, especialmente pelos colombianos.
Osbrasileiros,por suavez,optampor ingressosparaentretenimen-
to; enquantoosmexicanos sãoosprincipais consumidoresde con-
teúdo online da região, além de liderarem as compras de aplicati-
vos, software, jogosonlineedownloadsde vídeosemúsica.
Quanto às faixas de gerações, surpreendentemente tanto a ge-
ração Z (18 a 24 anos), a geração dos Millennials e a geração X
compartilham do gosto pela aquisição de vestuário. A segunda
preferência para a geração Z e a geração dosMillennials são os
equipamentos eletrônicos, enquanto para a geração X emaiores
de45anososutensíliosdomésticos sãoosmaisapreciados. Re-
servas de viagem somente ocupam o primeiro lugar paramaio-
res de 45 anos, enquanto representam a terceira opção para as
gerações Z e X.
América Latinacadavezmaisconectada
Em 2012, pouco mais de 42% da população dos seis países
entrevistados possuía acesso à internet. Estima-se que em
2018,60%dapopulaçãoestejaconectada.Este fenômenoserá
favorecido pelo fato de que a geração Z terá, pouco a pouco,
umamaior incursãonas compras pela internet, considerando-
-seque sãopessoas quenasceram emummundo online eno
qual terão um desenvolvimento natural. É previsto que, dentro
de três anos, seis em cada dez cidadãos estejam conectados
à internet, sendooChileopaíscomamaior penetração (71%),
seguidopelaArgentina (68%) eColômbia (66%).
Atualmente,os latino-americanospassam,emmédia,quase25
horas pormês na internet, o que representa sete horas ame-
nos que amédiaglobal. No entanto, no casodas pessoas com
maior poder aquisitivo, estamédiaaumentapara380horasao
mês (considerando-se todas as conexões, desde dispositivos
como smartphones, tablets, computadores de escritório, lap-
tops, consoles de videogames ou smart TVs). Neste sentido,
oscolombianospassamomaior tempoconectados (420horas
mensais), seguidos pelosmexicanos (423 horas) e brasileiros
(422horas). Este longo tempodeconexãodeve-seaosdisposi-
tivosquepossuemacesso ininterruptoà internet,semquehaja
consulta contínua por parte do usuário, a exemplo dos smar-
tphones, assim como dos computadores que são utilizados no
trabalhodurantepelomenosoitohorasdiárias.
Barreiras
Apesar do franco crescimento do comércio eletrônico, alguns ele-
mentos ainda representam impedimentoparaumamaior acelera-
ção. Entre os países analisados, os temas de segurança e priva-
cidade (37%) iniciam a lista de barreiras, seguidos pela limitação
nousode formas depagamento (16%). Noque se refere à fraude,
a Colômbia parece ser o país mais preocupado (59%), seguida
pelo Peru (42%) e México (37%). Além disso, o estudo também
demostrou que outros 30% de mexicanos e brasileiros não dão
importância ao tema.
1...,41,42,43,44,45,46,47,48,49,50 52,53,54,55,56,57,58,59,60
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