Revista Graphprint - Edição 163 - page 24

ARTIGO - DRUPA
GRAPHPRINT MARÇO16
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Hoje, trabalha principalmente como consultora independente in-
ternacional, sempre envolvida no arranque dos desenvolvimentos
no setor dos grandes formatos e no acompanhamento da evolu-
çãodosmesmos. Especializou-senousoda impressãodigital nos
setores gráficos, dos expositores, da comunicação visual, da em-
balagem e da etiquetagem. Agora seu trabalho está concentrado
nas áreas industrial, funcional e têxtil emnívelmundial.
De acordo com a autora deste artigo, não passaram assim tantos
anos desde que o mercado de impressão de grandes formatos
estava numa fase experimental e não podia ser considerado um
adversário sério para produção em ambientes comerciais. Agora,
os avanços tecnológicos têm sido rápidos, chegando ao ponto em
que a solução digital se tornou o formato preferido para muitas
aplicações de exposição.
A confiabilidade na construção damáquina acompanhou a contí-
nua evolução das cabeças de impressão e das tintas, resultando
emplataformas que produzem resultados consistentes e adequa-
dos para os fins a que se destinam; atualmente é raro encontrar
umagráfica envolvida em trabalhos degrandes formatos quenão
ofereça a capacidade de jato de tinta incluída na lista de equipa-
mento das suas instalações.
Não obstante à significativa expansão dos sistemas de impressão
digital a verdade é que as metodologias de produção analógica
não desapareceram por completo. Onde os grandes formatos
conseguirambons resultados, complementados por avanços con-
seguidos no software associado e nos materiais disponíveis, foi
na oferta de versatilidade e flexibilidade a todos os segmentos
industriaisondea revoluçãodigital abriuasportasaproduçõesde
Grandes formatos
PorSophieMatthews-Paul
SOPHIEMATTHEWS-PAUL,UMAANTIGAFOTÓGRAFA,
COMEÇOUAESCREVERSOBREA INDÚSTRIADA
IMPRESSÃONOFINALDOSANOS70,COMÊNFASENO
SEGMENTODOPROCESSODESERIGRAFIA. ÀMEDIDA
QUEASTÉCNICAS INFORMATIZADASCOMEÇARAM
AMANIFESTAR-SE, ELACOMEÇOUADEDICAR-SE
MAISAOTRATAMENTODEDADOSEÀCRIAÇÃODE
FICHEIROSEMMUITASÁREASDAPRÉ-IMPRESSÃO
baixos volumes, trabalhos isolados, criações de versões e dados
variáveis.
A esses critérios podem ser acrescentados os benefícios ambien-
tais por meio de um processo que não recorre a químicos tradi-
cionais. Há ainda uma redução no volume de desperdícios e os
benefícios das encomendas dentro do prazo e a pedido por parte
dasmarcas e dos clientes finais.
BENEFÍCIOSPRÁTICOSDAPRODUÇÃODIGITAL
De uma perspectiva prática, a produção de jato de tinta de gran-
de formato traz consigo os benefícios de prazos de entregamais
rápidos, melhores ambientes de produção, logística simplificada,
bemcomofluxosde trabalho integraismaiseficientes.Alémdisso,
nesta combinação foram levadas em conta considerações econô-
micase reduçãodeestoque,sendoqueessesexemplos ajudaram
a colocar em destaque os processos de jato de tinta. Consequen-
temente, durante as últimas duas décadas assistiu-se a umamu-
dança significativa na forma como são produzidas as aplicações
que se inseremnoâmbitodogrande formato. Isso fez comqueos
motores de impressão digital, normalmente com tamanhos entre
1,0m e 5m, se tornassemmáquinas especiais no mercado. Nes-
se período, os fabricantes testemunharam umametamorfose nos
requisitos do cliente. As considerações incluem dispositivos de
impressão diversificados e ecléticos em vários ambientes.
NICHOSDEMERCADO
Enquanto continua o crescimento na impressão de grande forma-
to, é evidente que os impressores servem além domercado con-
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