Revista Graphprint - Edição 172

GRAPHPRINT DEZEMBRO16 ENTREVISTA 6 FábioSabbag LEVI CEREGATO Pairanaatmosferado setor gráficomundial umaevidente retomadadacomunicação impressa. Pesquisas realizadas recentemente no Brasil e no exterior apontam que a comunicação impressa gera alto índice de confiança, de prefe- rência dos leitores e de conversão de compra. Estudodo institutoamericanodepesquisaMarketingSherpa revelouque47%dosusuáriosde internet entrevistados preferem a publicidade impressa. Esta ficou 10 pontos à frente de publicidade enviada por e-mail via smartphone e acima, também,depublicidadevia rádiooumensagemde texto. Jáos resultadosdapesquisaconduzidapelaempre- sa inglesaWilmingtonMillenniumepublicadosno iníciodesteanovãonamesma linha. Quarentaeoitopor centodos entrevistados afirmaram quemala direta é uma boa forma de as empresas se comunicarem com eles, o que repre- sentaumcrescimentode7%em relaçãoàpesquisa similar conduzidaem2014. Entreos jovens, o impresso também é sucesso. Publicada no início deste ano, pesquisa realizada pelo professor de linguísticaNaomi Baron, daAmerican University, concluiu que 92% dos estudantes universitários entrevistados preferem o livro impresso aos e-books. “Definitivamente, acomunicação impressaéumadasmaneirasmaiseficazesde seconectar comos clientes”, disse Levi Ceregato, presidente daAssociaçãoBrasileira da IndústriaGráfica (Abigraf) Outro indicador quepesou a favor danossa indústria foi a eleição. Dados doTribunal Superior Eleitoral (TSE)mostra- ram que a publicidade commateriais impressos liderou os gastos dos candidatos na campanha eleitoral de 2016. A prestação parcial de contasmostrou que foram gastos R$ 174,5milhões com publicidade impressa, seguidos de R$ 103milhõescomcombustíveise lubrificanteseR$100milhõescomserviçosprestadospor terceiros. “Oscandidatos gastarammaisnamídia impressadoqueemprogramasde rádio, televisãoouvídeo,quesomaramR$74milhõesem despesas. Osmateriais impressos sãocartazes, colas, santinhosepanfletos. Sóem santinhos foramgastos cercade R$38milhões”, comentaCeregato. Há enfimumnovohorizonte sendomontadopara o setor de impressão.Mesmo assimhá anecessidadedemanter o alerta ligadoedirecionar produtoseserviçosdeacordocomanecessidadesdosclientes,deuma formacustomizada e prestativa. Embalados pela boas notícias que cercam o setor gráfico atualmente, convidamos o presidente daAbi- graf para fazer umbalanço do ano emostrar os próximos passos da entidade. CONFIANÇARESSURGENOMERCADO

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=