Revista Graphprint - Edição 176

GRAPHPRINT MAIO17 Papel cartão 17 Donas de quase tudo que embala os mais diferentes produtos no ponto de venda, as embalagens compreendem, como um segmento a ser estudado, umvastouniversode razõeseprobabilidadesespecíficas.Acompanham,por exemplo, omovimento de uma sociedade, seus passos rumo à urbanização. Um fato interessanteéquequantomaior éo índicedeurbanizaçãodapopu- laçãomaior é a demanda por embalagens. Desdeum invólucrodeproteçãoecontençãodoprodutoatéuma ferramenta demarketing,asembalagens têmoutras funções,comoproteçãoe transpor- te eficazes. Conquistaram a fama de ser a formamais eficaz de representar qualidade e valor, atuando, consequentemente, como um apelo comporta- mental e de status da sociedade. Neste embalo positivo onde a venda é bastante induzida pela atratividade da embalagem, o papel cartão, matéria-prima fundamental para confecção destas caixinhas, conquista posição de destaque. De acordo com o relatório The Future of Folding Cartons to 2020, de StephenHarrod, da Smithers Pira, o volume global consumido de papel cartão foi de US$ 87 bilhões em 2014. Esse volume deverá ultrapassar os US$ 100 bilhões por volta de 2020. A demandaédominadapelaÁsia,com52%; aEuropaficacom25%,easAmé- ricas, com 19%. O estudo levanta ainda a expectativa de que a participação da região salte de 52%, em 2014, paramais de 60% domercado até 2020. O principal fator para o domínio da região é o crescimento da demanda da China, que deve aumentar a sua participação demercado, saltando de 31% em2010para39%até2020, oque representaráum consumo superior a6% do total. Os dados foram apresentados a partir de um artigo elaborado por AssuntaCamilo, diretor da Instituto de Embalagens. No rankingdemaiores consumidoresdeembalagensdepapel cartãoapare- ce, em primeiro, a categoria de produtos de cuidados para a saúde, seguida do segmento de cigarros. Outro segmento que influencia o crescimento da demanda de embalagens de papel cartão é o de produtos de limpeza. Outro ponto importante a ser destacado é a crescente popularidade dos alimentos secos, especialmentenaÁsia, que impulsionaademandadeembalagensde papel cartão. Há ainda um estímulo significante voltado ao consumo desse tipo de embalagem em aplicações de alimentos congelados e refrigerados. O consumo per capita variamuito entre os países: omaior é no Japão, com US$50/pessoa/ano, enquanto naÁfrica é de apenasUS$ 2,30/pessoa/ano. ADIFERENCIAÇÃODOPONTODEVISTADOS FABRICANTESDE PAPELCARTÃO Vinicius Campos, gerente comercial de cartões da Klabin, diz que além de líder na produção de papel cartão para embalagens, a Klabin é a única fa- bricante de papel cartão para líquidos na América Latina. “Nossa produção é 100% integrada e a fabricaçãodamatéria-prima é inteira emfibra virgem, feitaapartir de recursosnaturais renováveis, commatéria-primaprovenien- te de florestas plantadas e certificadas. Com distribuição para mais de 70 países, nossoproduto é reconhecidomundialmente, oque reforçanossapo- sição de fornecimento nomercado interno”, avisa. Por ser a única empresa do setor que possui florestas de pinus, da qual é possível extrair a fibra longa, a Klabin tem em sua produção três elementos que trazemdiferenças van- tajosas para as propriedades do papel cartão: a fibra curta (extraída do eucalipto), a fibra longa (pinus) e a pasta mecânica (extraída da madeira por meio de processos térmico,mecânico e químico), cuja junção oferece melhor qualidade de impressão, resistência ao rasgo e rigidez, respectivamente. “O revestimento do papel cartão da Klabin garante qualidade na su- perfíciede impressãoparaprocessos gráficos offset, rotogravura eflexografia”, diz Campos. André Leal, presidente interino Ibema Papel cartão, observa que a empresa tem a missão de gerar va- lor demaneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferên- cia do mercado com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa, clien- tes e parceiros. “Além de disponibilizar um dosmais completos portfólios de papel cartão, oferecemos Vinicius Campos, gerente comercial de cartões da Klabin: “O revestimento do papel cartão da Klabin garante qualidade na superfície de impressão para processos gráficos offset, rotogravura e flexografia.”

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