Revista Graphprint - Edição 177

3 GRAPHPRINT 177 EDITORIAL Cashbackda impressão Peguemos entãocaronanapesquisaKantar IbopeMediaquemostrouque, atu- almente, 50% dos brasileiros têm acesso a pelo menos três telas. Em 2012 eram 15%. Perceba que esse novo cenário, o consumo de produtos oumídia, se transforma em algo muito maior do que um investimento financeiro ou de atenção. Bem-vindo à era da transação complexa, que envolve valores e cren- ças de uma nova geração que lida de forma íntima com campanhas emarcas. Outra pesquisa da Kantar Futures apontou que 74% dos entrevistados se sen- tem livres para moldar suas identidades e se transformar no que quiserem, o que indicaum interessepelaquebradepadrões,que vãodesdeoenfrentamen- to de tabus até uma buscamais intensa por bem-estar e qualidade de vida. Eis que surgeadiferenciaçãoe inovação, fatores de sucesso.Agora vocêpreci- sa saber se a sua empresa tem os ouvidos abertos para escutar oque o consu- midor temadizer.Crie conexão com causas epropósitos.Para issoalguns con- ceitosestão sendoadotadospelosnovosclientes.OmétodoAgile ressurgepara “co-criar, desenvolver e executar”de forma rápida, levando em conta a gestão multidisciplinar emenos hierárquica. Há então o nascimento dos “squads”, ou seja, grupos orientados verticalmente por produto ou features relacionados. Perceba que os times agora são autogeridos, não há figuras marcantes de li- derança formal, mas, sim, lideranças orgânicas. O tempo atual decidiu que as metodologias ágeis promovemmais interação entre os membros da equipe e os clientes. O resultado é um relatório conclusivo demaior entendimento sobre os requisitos do projeto e sua execução. Há evidente engajamento para levar o projeto adiante e alcançar sucesso. Claro que na prática não é simples pensar e agir assim. Novos conceitos che- gam avassaladores para encontrar soluções criativas e focadas nas necessi- dades reais domercado, não apenas em estatísticas.Viva o cashback. Escrevo aqui sobre o aplicativo gratuito para iPhone e Android que beneficia as duas pontas da cadeia, o consumidor e o comércio. O consumidor recebe parte de seu dinheiro de volta a cada compra realizada em um estabelecimento comer- cial credenciado à redeBeblue, e o comércio consegue fidelizar seus clientes e aumentar seu faturamento com a adesão à plataforma. Se por um lado os usuários corporativos estão usando cada vez mais dispo- sitivos móveis pessoais, serviços de cloud computing, redes sociais e outras ferramentas de software nas salas e rotinas das companhias, por outro as empresas precisam se adaptar à nova realidade, que está fundamentada em necessidades de negócio das empresas. Chamado de consumerização deTI, o movimento que define o novo cenário corporativo pode representar ameaças e oportunidades. Dados da última pesquisa IDG Enterprise Consu- merization of IT in the Enterprise ressaltam que o atual cenário de mobilidade não será inter- rompido e as empresas devem fazer mudanças para proteger dados corporativos, acomodando os dispositivos que seus funcionários esperam. Quase 82% das empresas pesquisadas já esta- vam fazendomudanças, como definir o compar- tilhamentodedadoscorporativos, investir emso- luções de gerenciamento de dispositivosmóveis (MDM) e comprar serviços seguros de comparti- lhamento de arquivos. A partir dos resultados da pesquisa,especialistasacreditamque,emvezde combater a consumerização da TI, as empresas estão reconhecendoqueelaémaisqueuma ten- dênciaeestãoencontrandomaneirasde respon- der e se adaptar. E a sua gráfica faz apenas e tão somente serviço de impressão? Saudações GRAPHPRINTENSES! Fábio Sabbag

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