Revista Graphprint - Edição 178

acontece NOMERCADO GRAPHPRINT AGOSTO2017 11 A 123ª edição da Pesquisa Clima Empresarial Lide-FGV, realizada com CEOs, presidentes e outros líderes corporativos presentes no Almoço-Debate Lide, realizado no dia 12 de junho, na capital pau- lista, revela que os empresários acreditam namelhoria da receita (45%), frente a 24% domês anterior; para 36% houve uma ligeira piora (emmaioo índiceera46%); epara19% vai ficar igual (frente a 30%domês anterior). Apresentado nofinal do evento, que contou com exposição de Ives Gandra Martins, jurista, advogado, professor e escritor, o levan- tamento coordenado por Fernando Meirelles, presidente do Lide Conteúdoeprofessor titular daFGV-EASP,mostraquenestaedição de junhoasadministraçõespúblicasobtiveram índicedeeficiência gerencial de 3,1 para a esfera federal (emmaio era 4,7); 5,7 para estadual (no âmbito do Estado de São Paulo; antemesmo número emmaio) e 8,0 para a municipal (relativa à capital paulista; que também é igual aomês demaio). Calculadopela FundaçãoGetúlio BEMISABREESCRITÓRIO COMERCIALNOPERUE PLANEJAAMPLIARASVENDAS NAAMÉRICADOSUL ABemis,umadasmaiores fabricantesdeembalagensdomundo,vai inaugu- rar um escritório comercial em Lima, noPeru. Com investimento previsto de US$ 500mil e a contratação de uma equipe comercial, a empresa pretende fazer com que a base peruana seja um centro para suas novas operações na região andina. Sob a coordenação do gerente comercial Eduardo Posada, esta equipe de vendas é responsável por levar aos mercados do Peru, Equador e Colôm- bia as inovações em embalagens já utilizadas noBrasil,Argentina eMéxico, adaptadas aos hábitos de consumo da população andina. Oportfólio da em- presa abrange os mercados de alimentos, bebidas, cosméticos, farmacêu- ticos, higiene pessoal, limpeza doméstica,médico-hospitalares e pet food. O novo escritório já está realizando alguns testes de embalagens de clientes, e amaior demanda atualmente tem sido por embalagens para proteínas, ali- mentos líquidos, iogurtes emargarinas. “É realmentegratificantepoder retor- nar aomeu país para promover negócios emovimentar a economia local. A região andina está em franca expansão e, caso tenhamos oportunidade, não descartamos a hipótese de instalar uma fábrica e, também, realizar aquisi- ções”, afirmaCarlosSantaCruz, presidentedaBemisparaaAméricaLatina. Como parte da estratégia de aceleração do crescimento das operações na América Latina, a Bemis também já estuda a expansão para outros países naAmérica doSul. VOITHPAPERSOBNOVAGESTÃO Em junho o conselho supervisor da Voith GmbH no- meou Andreas Endters para ocupar a função de pre- sidente do conselho de administração da divisão do GrupoVoithPaper apartir de1°deoutubro2017. Des- sa forma, ele sucederá a Bertram Staudenmaier, que decidiudeixar aempresaaofinal desteanofiscal,que se encerra em setembro de 2017. Endters juntou-se à Voith Paper em Heidenheim, em 1995, como gerente de vendas e marketing para as mantas de prensa QualiFlex. Em 2000, ele foi apon- tado vice-presidente executivo da Voith Paper Ra- vensburg; um ano depois, tornou-se presidente do conselho consultivo da empresa. Dois anos mais tar- de, em 2004, Andreas Endters tornou-se membro do conselho de administração da divisão do Grupo Voith Paper, onde assumiu a responsabilidade pela Busi- nessDivisionRolls. Em2008, ele foi transferidoparao conselho de administração da divisão do Grupo Voith Hydro, no qual assumiu a responsabilidade pela ges- tão de contratos mundial da área de Large Hydro. Ao final de 2011, ele retornou à Voith Paper comomem- bro da diretoria dessa divisão do grupo, inicialmente assumindo a responsabilidade pela área demáquinas de papel. Desde outubro de 2012, ele é responsável pelaBusiness LineProjects. EMPRESARIADOACREDITAQUERECEITADEVEMELHORAREM 2017, APONTA PESQUISA LIDE-FGV Vargas (FGV), o índice é uma nota de 0 a 10, resultante de três componentes com omesmo peso: governo, negócios e empregos. A pesquisa também apresenta redução do índice de clima em- presarial de quase um ponto percentual: 4,8 (ante 5,7 emmaio e relativamente igual àmédia de 4,9 obtida ao longo dos Almoços- -Debates realizados em 2016). Já o cenário político continua a ser um tema preocupante (98%) para o empresariado brasileiro, se- guidopela inflação (1%), e juntoscâmbioecrise internacional com (1%). Para os líderes empresariais, o mesmo cenário político é o fator quemais impede o crescimento das empresas (59%) – a se- guir, vêm carga tributária com omesmo índice da edição passada (24%), nível de procura (16%) e taxa de juros (2%). Questionados sobrequal áreaqueoBrasilmaisprecisamelhorar,oempresariado aponta, justamente, a política (44%) e também a educação (33%) como as principais, seguidas por infraestrutura (15%), segurança (5%) e saúde (3%).

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