Revista Graphprint - Edição 178
GRAPHPRINT AGOSTO17 Cenário 21 Oex-presidentedaAbigraf-PR,SidneyPaciornik; opresidentedoSigep,Abilio SantanadeOliveira; oex-presidentedoSigep/Abigraf-PR,VicenteLinares; o palestranteManoelManteigas; oex-presidentedoSigep/Abigraf-PR, JoséToaldo Filho; opresidentedaAbigraf-PR, Jair Leite; agerentedaunidadeSesi/Senai –Portão,ReginaBerbetz,eocoordenador administrativodaunidadeSesi/Senai – Portão,MarcosFranco.Créditoda imagem: AmarildoHenning. Gratuitas,de longoalcanceedemocráticas,as redessociais,além de disponibilizar as informações necessárias para o cliente ter acessoacontatos, endereçosecatálogos, sãoummeio importan- tíssimo de divulgação e propagação do seuproduto. Segundo a consultora de marketing digital, Raissa Starosta, em primeiro lugar, disponibilize todas as informações necessárias paraoclienteencontrá-loquandoprecisar de seus serviços.Além de dar essa acessibilidade, passamais credibilidade pelo fato de a pessoa que o procura saber que existem endereços e telefones que correspondem. “Exponha o seu produto de forma fiel, a apresentação de seus produtos é imprescindível, portanto procure utilizar materiais visuais com qualidade e de preferência sem poluições de in- formação. Aproveite osmecanismos audiovisuais e disponibilize materiais quemostrem que o seu serviço ou produto funciona”, afirma a consultora Mantenha uma periodicidade. Não basta criar a conta em uma rede social e fazer postagens emmomentos raros. Procurepostar com frequência, porém tome cuidado para não pecar no excesso. Redes sociais paraos negócios COMACLARAASCENSÃODASREDESSOCIAIS, É IMPOSSÍVELDESCARTARAS POSSIBILIDADESDEAPROVEITARTODOSOSMECANISMOSDISPONÍVEISPARACOLOCAR ALGUMPROJETOEMAÇÃOOUATÉENTÃOMELHORARALGOQUE JÁESTÁESTABELECIDO Postagens de 5 a 7 vezes por semana são ideais, quando esses números se excedem, as postagens são perdidas nomeio de fe- eds e linhas do tempo, alémde gerar incômodo nos seguidores. Mantenhacontatopróximocomosseguidores. Façacomqueseus seguidores,potenciaisclientes,saibamquevocêos tratacomo in- divíduos diferentes. Responda comentários, críticas e ouça o que eles têm a dizer. É importante que eles saibam que estão sendo ouvidos,e tendoumaatençãomaior voltadaaeles,passamacon- siderarmais amarca, logo se tornamfiéis ao seuproduto. Fidelize seus clientes. Manter uma relação próxima aos seus se- guidores faz com que eles voltem no seu perfil para buscar novi- dades.Alémdisso, acabampropagandoo seuprodutoparaoutras pessoas que podem ser potenciais clientes. Conecte-se com potenciais parceiros. Aproveite o universo infi- nito das redes sociais para fazer contatos profissionais. Quan- do cria-se uma parceria, o seu serviço acaba se propagando ao mesmo tempo em que você espalha para seus clientes serviços distintos do seu. Aomesmo tempo, estes parceiros saberão dis- so e farão omesmo. sionaisquecarecemdecapacidade.Aempresanãoevo- lui se os seus funcionários não evoluem.” Manteigas frisou que, antes de qualquer das reformas que têm sidodiscutidas noBrasil, deveriahaver uma re- forma educacional, focando, principalmente, na melhoria da formação dos professores e no maior interesse das pessoas em relação ao tema: “Sem um bom professor não adianta ter ótimos recursos tecnológicos. Da mes- ma forma que se os pais e a sociedade em geral não se envolveremmais diretamente namelhoria do processo educacional das crianças será difícil revertermos as falhas na educaçãonoBrasil, quehoje tempraticamente50 milhões de analfabetos funcionais.”
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