Revista Graphprint - Edição 178

GRAPHPRINT AGOSTO17 Capacitação 33 gerenciamentoda cor; illustrator; orçamentográfico; pinturadigital com tablet ephotoshop; produçãográfica; projetográficodeemba- lagem;webdesign responsivo; e técnicoemcomunicação visual. A evolução do segmento de gráfica vem se caracterizando, nos últimosanos,pelaadoçãode tecnologiasdigitais.Ossistemas tra- dicionais de impressão passaram por inúmeras transformações, marcadas pela incorporação de tecnologias baseadas na infor- mática, que propiciam àsmodernas impressoras uma velocidade de produção incomparavelmente maior do que as atingidas pela tecnologia usada anteriormente. Poroutro lado,ousodomésticode recursosde informática (micro- computadores, impressoras de alta resolução, scanners, internet etc.) permitiu aos consumidores a adoção de soluções gráficas personalizadas, reduzindo significativamente o mercado para as pequenasempresas,que faziamserviçosde impressãodecartões de visitas, folhetos, entre outros. Essasmudanças levaram algumas destas empresas à extinção, e outras, à diversificação de seus produtos e serviços, combase no uso de múltiplas plataformas que garantam a sua sobrevivência nomercado gráfico, que se tornou extremamente competitivo. Neste novo contexto, é de fundamental importância para a so- brevivência das empresas deste segmento os investimentos em novas tecnologiasdeprodução,oquedemandaprofissionaiscada vezmais qualificados para atender a este universo tecnológico. Osprofissionaisdevemestar preparadosparausar osdiversos re- cursos de informática, aplicados emmaior oumenor intensidade nas etapas do processo gráfico (pré-impressão, impressão e pós- -impressão), além de ter capacidade para transitar por diversos tipos demídias, alémda tradicional. Se o profissional optar por trabalhar na etapa de pré-impressão, vai atuar na concepção e materialização de projetos, com pro- gramação visual, tratamento de imagens, design gráfico, dentre outras. Na etapa de impressão, o profissional aponta soluções gráficas para a reprodução; e na pós-impressão, são tratadas as etapas de acabamento dos produtos impressos: cortes, vincos, dobras, encadernação etc. Há uma convergência cada vez maior entre todasasetapas, fazendocomqueosprofissionaisdesenvol- vamuma visãomais abrangente do processo. OSenai também ampliousuaofertade qualificaçãosetorial comocurso técnico emprocessosgráficos No local,osalunos realizam,naprática,a identificaçãoeanálise desses itens,alémda detecçãodecausasde possíveisproblemasem materiais impressos Emprimeiroplanona imagem,CarlosDi Giorgio, presidentedoSindicatodas IndústriasGráficasdo MunicípiodoRiodeJaneiro (Sigraf) disse:“Este laboratório,deponta, respondediretamenteaodesafio demanter anossamãodeobraatualizadaealiada àsnovas tendências,bemcomodepreparar futuros gráficosparaa função.”

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