Revista Graphprint - Edição 178

Web-To-Print GRAPHPRINT AGOSTO 17 42 de se flexibilizar a visão estática de se produzir em volumes rentáveis apenas em offset, paraapostar emumnovomodelode negócioatravés doqual sepode conquistar o cliente atendendo seus gostos específi- cos,personalizandoseu impressoe fazendo comqueaencomendachegueemsuacasa. Fidelizaçãoatravésdapersonalização,eoti- mizaçãode recursospormeioda impressão sobdemanda farão todaadiferençano futu- roda indústriagráfica”, completaogerente geral daKonicaMinolta. CUSTOMIZAÇÃONAPRÁTICA Cristo conta que quando a HP trabalha com um cliente com foco no negócio de web-to-print, sempre é claro que o siste- ma de produção como um todo é signi- ficativamente diferente dos processos da indústria gráfica convencional, apesar de ter muitas similaridades com a indústria gráficadigital. Nesse contexto, amáquina deixa de ser o centro no qual o negócio da empresa gravita, cedendo lugar ao processo, aofluxodeprodução, que inclui desde a interface com o usuário compra- dor de impressos, passando pelo planeja- mentodeprodução,despacho,cobrançae promoções para a base existente. “As impressoras digitais, especialmente a família de impressoras HP Indigo, são de- senhadas para atender àflexibilidade que o segmento web-to-print demanda com uma qualidade, produtividade e confiabi- lidade que lhes são ímpares nomercado. Essas impressoras podem ser uma parte importante dos sistemas de produção de qualquer empresa que atua hoje nomer- cado deweb-to-print”, explicaCristo. Nora diz que, de acordo com uma larga pesquisa de mercado mundial, os clientes de impressão digital (inkjet ou toner) estão focando os investimentos em acabamento automatizado e, principalmente, no setor roll-fed. Lopes, da Ricoh, informa que exis- tem várias controladoras (RIPS) que já são integradasàsmáquinase trazemembarca- daa ferramentadeW2P,comooRIPdaEFI. A Heidelberg aposta em uma vasta linha de produtos para web-to-print e coloca em destaque o software Prinect Web to Print Manager, que cria e gerencia a loja na web. O workflow de pré-impressão Prinect pode se conectar a qualquer por- tal de internet via JDF ouAPI. O software de imposição Prinect Signa Station tem recursos especiais para fazer montagem de grade, buscando o melhor aproveita- mento. “A conexão com as impressoras digitais e impressoras offset automatiza algumas etapas e reduze o setup. Tam- bém comercializamos guilhotinas com conexão CIP4, que recebem a programa- ção de corte diretamente do software de imposição. Todos os equipamentos da Heidelberg podem ser configurados para trabalhar comaltograudeau.çtomaçãoe integração”, acrescentaSantos. Ronaldoarakaki,gerentegeral daKonicaMinolta: “Trata-se de uma quebra de paradigma, de se flexibilizar a visão estática de se produzir em volumes rentáveis apenas em offset, para apostar em um novomodelo de negócio através do qual se pode conquistar o cliente, atendendo a seus gostos específicos, personalizando seu impresso e fazendo com que a encomenda chegue em sua casa.” A EFI conta com uma extensa gama de soluções que atendem o negócio online, como impressorasda linhaJetrion (voltada para rótulos e embalagens) e inkjet (para grandes formatos),quesãocapazesde tra- balhar de forma integrada com a solução Digital Store Front, “tudo para aumentar a produtividade, rentabilidade e qualidade. A EFI tem grande reconhecimento por pes- quisa edesenvolvimento de equipamentos eprodutosque trabalhamdemaneira inte- gradaparaalcançarmaior agilidadeequa- lidadenoprocesso”, completaTomoyose. O web-to-print se encaixa perfeitamente na proposta da impressão digital que é imprimir com rentabilidade tiragensmuito pequenas ou únicas e produzir produtos diferenciados através da personalização. “Claro, existe a questão da confiabilidade, qualidade e suporte, mas não creio que somenteoequipamentoconstruaomode- lodenegócio. Acredito, sim, que issopas- sa principalmente por uma boa estratégia de venda euma estruturaWeb sólida, que permita receber arquivos e atender com qualidade o cliente”, fechaArakaki.

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