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EVENTOS

GRAPHPRINT AGOSTO 17

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Nodia24deagosto, aAssociaçãoBrasileiradeTecnologiaGráfica

(ABTG) e a APS Feiras vão promover em São Paulo o Congresso

Internacional de Tecnologia Gráfica. Experts nacionais e interna-

cionaisda indústriavãocompartilhar conceitossobre tecnologiae

gestão de negócios em um grande encontro do setor de comuni-

caçãográfica.AAbrigraf-SPépatrocinadoraouro. Oeventoocorre

no EspaçoMilenium, na cidade deSãoPaulo.

Entre os palestrantes, está o consultor Hamilton Terni Costa, es-

pecialistaem impressão, que vai tratar do tema“Gestãoda tecno-

logia na proposição de valor reconhecida pelo cliente”. O objetivo

deCostaserámostrarqueéomomentodeasgráficasoferecerem

algoqueváalémdoproduto impresso,sendode fatoumaparceira

estratégica dos clientes.

A palestra trata das novas ofertas que gráficas de sucesso vêm

adotando ao incorporar, cada vezmais, serviços aos seus produ-

tos. “Osprodutosestão sedesmaterializandoe se tornandoplata-

formas de serviços aos clientes. Serviços que absorvem proces-

sos do cliente emelhoram seudesempenho de negócio”.

Nesse sentido, a palestra pretendemostrar pontos como: o que é

essa “servitização”dos produtos; o que a gráfica deve fazer para

se ajustar a isso; quais as novas funções de produção para se

adequar a essa nova oferta; quais as tecnologias que devem ser

usadas paraque estejamalinhadas comessas novas proposições

de valor aos clientes.

A palestra será ilustrada com cases nacionais e internacionais

de empresas gráficas que ampliaram seus serviços para melhor

atender e agregar valor na relação com seus clientes. Para Cos-

ta, “sempre é muito importante ter eventos de alto nível. É uma

oportunidade real para os participantes terem contato com ex-

periências e exemplos que podem indicar tendências e soluções

aplicáveis ao dia a dia”.

OVALORDA INOVAÇÃO

Costa reforça algo fundamental no cenário atual da área de tec-

nologiade comunicaçãográfica: o entendimentoda ofertade ser-

viços. “Precisamos pensar emmudanças, em inovação. Omundo

Congresso Internacional

de TecnologiaGráfica

NOEVENTO, HAMILTONTERNI COSTAVAI

DESTACAROSNOVOSMODELOSDENEGÓCIO

PARAASGRÁFICAS

está mudando rapidamente, novos modelos de negócios estão

sendo criados que eliminam negócios existentes, criando outros.

Veja o Uber, o Airbnb e vários outros. Ficará cada vezmais difícil

paraasgráficasdependeremsomentede impressão. Elas têmque

entendermelhor asnecessidadesdosclienteseajuda-losa resol-

ver esses problemas, em fornecer produtos e serviços que façam

esse trabalho para o cliente. É preciso dar um passo à frente, sair

daposiçãode reprodutoresdeoriginaiseseremefetivosparceiros

estratégicos dos seus clientes. Essa não é uma mudança fácil e

quenem todos têmcondiçãode fazer,maséomelhor caminhode

sobrevivência do negócio,mais do que o negócio de impressão.”

O especialista em impressão destaca que aspectos tecnológicos

presentes na sociedade e na vida de todos, como a internet e os

dispositivos mobile, vieram para aprimorar as ofertas oferecidas

pela indústria gráfica.”Eu diria que já ajudam e vão ajudar ainda

mais. As gráficas que vêm incorporando essas tecnologias não só

aumentam seu potencial de vendas como ampliam sua oferta às

novas demandas dos clientes. Veja, como exemplo, o crescimento

do web-to-print, que vem proporcionando, para muitas gráficas,

novas oportunidades de negócio e crescimento. Várias empresas

gráficasbrasileiras já vêmadotandoessa soluçãoe, como tempo,

ela será o predominante em suas vendas.”

As inovaçõesestãopresentes tambémdentroda indústriagráfica,

e os profissionais do setor já pensam sobre como agregar dife-

rentes tecnologias em seu portfólio: “Creio que um bom grupo de

empresas brasileiras vem examinando isso, em especial as no-

vas aplicações com equipamentos inkjet de grande formato, que

podem imprimir emdiferentes substratos, comoplástico,madei-

ra, vidro e tecidos, entre outros. Essas impressões abrem novos

mercados e novas possibilidades. O problema, no Brasil atual, é

a incerteza trazida pela situação econômica que enfrentamos.

Sem dúvida, isso acaba por adiar compras e postergar decisões

de investimento.”