EVENTOS
GRAPHPRINT AGOSTO 17
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Nodia24deagosto, aAssociaçãoBrasileiradeTecnologiaGráfica
(ABTG) e a APS Feiras vão promover em São Paulo o Congresso
Internacional de Tecnologia Gráfica. Experts nacionais e interna-
cionaisda indústriavãocompartilhar conceitossobre tecnologiae
gestão de negócios em um grande encontro do setor de comuni-
caçãográfica.AAbrigraf-SPépatrocinadoraouro. Oeventoocorre
no EspaçoMilenium, na cidade deSãoPaulo.
Entre os palestrantes, está o consultor Hamilton Terni Costa, es-
pecialistaem impressão, que vai tratar do tema“Gestãoda tecno-
logia na proposição de valor reconhecida pelo cliente”. O objetivo
deCostaserámostrarqueéomomentodeasgráficasoferecerem
algoqueváalémdoproduto impresso,sendode fatoumaparceira
estratégica dos clientes.
A palestra trata das novas ofertas que gráficas de sucesso vêm
adotando ao incorporar, cada vezmais, serviços aos seus produ-
tos. “Osprodutosestão sedesmaterializandoe se tornandoplata-
formas de serviços aos clientes. Serviços que absorvem proces-
sos do cliente emelhoram seudesempenho de negócio”.
Nesse sentido, a palestra pretendemostrar pontos como: o que é
essa “servitização”dos produtos; o que a gráfica deve fazer para
se ajustar a isso; quais as novas funções de produção para se
adequar a essa nova oferta; quais as tecnologias que devem ser
usadas paraque estejamalinhadas comessas novas proposições
de valor aos clientes.
A palestra será ilustrada com cases nacionais e internacionais
de empresas gráficas que ampliaram seus serviços para melhor
atender e agregar valor na relação com seus clientes. Para Cos-
ta, “sempre é muito importante ter eventos de alto nível. É uma
oportunidade real para os participantes terem contato com ex-
periências e exemplos que podem indicar tendências e soluções
aplicáveis ao dia a dia”.
OVALORDA INOVAÇÃO
Costa reforça algo fundamental no cenário atual da área de tec-
nologiade comunicaçãográfica: o entendimentoda ofertade ser-
viços. “Precisamos pensar emmudanças, em inovação. Omundo
Congresso Internacional
de TecnologiaGráfica
NOEVENTO, HAMILTONTERNI COSTAVAI
DESTACAROSNOVOSMODELOSDENEGÓCIO
PARAASGRÁFICAS
está mudando rapidamente, novos modelos de negócios estão
sendo criados que eliminam negócios existentes, criando outros.
Veja o Uber, o Airbnb e vários outros. Ficará cada vezmais difícil
paraasgráficasdependeremsomentede impressão. Elas têmque
entendermelhor asnecessidadesdosclienteseajuda-losa resol-
ver esses problemas, em fornecer produtos e serviços que façam
esse trabalho para o cliente. É preciso dar um passo à frente, sair
daposiçãode reprodutoresdeoriginaiseseremefetivosparceiros
estratégicos dos seus clientes. Essa não é uma mudança fácil e
quenem todos têmcondiçãode fazer,maséomelhor caminhode
sobrevivência do negócio,mais do que o negócio de impressão.”
O especialista em impressão destaca que aspectos tecnológicos
presentes na sociedade e na vida de todos, como a internet e os
dispositivos mobile, vieram para aprimorar as ofertas oferecidas
pela indústria gráfica.”Eu diria que já ajudam e vão ajudar ainda
mais. As gráficas que vêm incorporando essas tecnologias não só
aumentam seu potencial de vendas como ampliam sua oferta às
novas demandas dos clientes. Veja, como exemplo, o crescimento
do web-to-print, que vem proporcionando, para muitas gráficas,
novas oportunidades de negócio e crescimento. Várias empresas
gráficasbrasileiras já vêmadotandoessa soluçãoe, como tempo,
ela será o predominante em suas vendas.”
As inovaçõesestãopresentes tambémdentroda indústriagráfica,
e os profissionais do setor já pensam sobre como agregar dife-
rentes tecnologias em seu portfólio: “Creio que um bom grupo de
empresas brasileiras vem examinando isso, em especial as no-
vas aplicações com equipamentos inkjet de grande formato, que
podem imprimir emdiferentes substratos, comoplástico,madei-
ra, vidro e tecidos, entre outros. Essas impressões abrem novos
mercados e novas possibilidades. O problema, no Brasil atual, é
a incerteza trazida pela situação econômica que enfrentamos.
Sem dúvida, isso acaba por adiar compras e postergar decisões
de investimento.”