Table of Contents Table of Contents
Previous Page  44 / 52 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 44 / 52 Next Page
Page Background

PANORAMA

GRAPHPRINT AGOSTO 17

44

O 15º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe

Sobrinho, entregue no dia 23 de junho, no SantaMônica Clube de

Campo, emColombo, regiãodeCuritiba, deixou claroos caminhos

para se sobressair nestes tempos de crise econômica.

As três principais vencedoras – Corgraf (12 troféus), Malires (10)

eMidiograf (9) têm em comum abuscapor diferenciaçãonomer-

cado, e, com isso, sinalizam crescimento que pode chegar a 20%

em 2017, enquanto que a expectativa geral no setor, segundo a

AssociaçãoBrasileirada IndústriaGráfica (Abigraf),édehaver de-

créscimo de 0,5%na produção.

O prêmio é realizado pelo Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das In-

dústrias Gráficas do Estado do Paraná eAssociação Brasileira da

Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná), com a coordenação

e auditoria da ABTG (Associação Brasileira da Indústria Gráfica).

Concorreram 36 empresas, que inscreveram 431 produtos em 52

categorias, que vão de cartão de visitas a embalagens.

Caminhos dadiferenciação

15º PRÊMIOPARANAENSEDEEXCELÊNCIAGRÁFICAMOSTRA

CAMINHOPARASETORESPANTARACRISE

Para Linhares, a Corgraf também aproveita o próprio prêmio para

mapear oportunidades de melhoria em seus processos. “Ganha-

mos troféus em várias categorias, porque queremos atender bem

o cliente em vários tipos de produtos. Mas sempre avaliamos as

categorias em que não somos premiados para vermos em que

podemosmelhorar.”

Com essa visão, Linhares aponta que a Corgraf deverá ter cres-

cimento este ano. “Não quero precisar quanto,mas pelo primeiro

semestre já dá para adiantar que vamos fechar o ano com cres-

cimento real. E isso sem demissões e ainda contratando novos

funcionários”.

MUDANÇADEPATAMAR

Em 2014, o diretor da GráficaMalires, de Curitiba,Wagner Linha-

res, decidiu iniciar um processo demudança para colocar a em-

presa em outro patamar. O pilar principal eramelhorar a imagem

nomercado. Uma das ações foi justamente participar ativamente

do Prêmio de Excelência Gráfica. Naquele ano, inscreveu algumas

peças,masnãoobteve resultado. Em2015ganhoudois troféuseno

passado outros três, alémde umprêmio internacional. Agora levou

10 troféusparacasa.“Os troféussinalizamqueoprojeto iniciadohá

trêsanosestánocaminhocerto.Hojeaempresaévistanomercado

como produtora de soluções com ótima qualidade e, aos poucos,

estamos avançando para o objetivo de ser, em alguns anos, ame-

lhor gráficadeCuritiba, edepoisdoParaná, emqualidade”.

O projeto de mudança de patamar foi baseado na estruturação

de um departamento demarketing,mudança namentalidade dos

colaboradores quanto à necessidade de solucionar os problemas

dos clientes, capacitação técnica e aquisição de novos equipa-

AndreéLinhares,diretordaCorgraf

“Este ano, por exemplo, acabamos de

investir em uma nova impressora digital com

qualidade de offset para fazemos alguns tipos

de produtos com baixa tiragem para os quais

não tínhamosmuito foco.”

Maior ganhadora na história do prêmio, totalizando 134 troféus

nesses 15 anos, a Corgraf, da cidade de Colombo, sempre utilizou

a premiação como um balizador do seu trabalho. “Não criamos

produtos para ganhar prêmio,mas o fato de sempre sermos vito-

riosos aponta que o que fazemos tem qualidade e, portanto, esta-

mos no caminho certo”, diz o diretor da empresa,André Linhares.

A qualidade, segundo ele, é um processo buscado todos os dias,

em todos os departamentos da empresa. Para isso, investimen-

tos em equipamentos, emmodernização da gestão e no aprimo-

ramento técnico e pessoal dos colaboradores sempre estão nas

estratégias. “Esteano,por exemplo,acabamosde investir emuma

nova impressora digital com qualidade de offset para fazemos

alguns tipos de produtos com baixa tiragem para os quais não

tínhamosmuito foco.”

Wagner Linhares,diretordaGráficaMaliresdeCuritiba

“Os troféus sinalizam que o projeto iniciado há três

anos está no caminho certo. Hoje a empresa é vista

nomercado como produtora de soluções com ótima

qualidade e, aos poucos, estamos avançando para o

objetivo de ser, em alguns anos, amelhor gráfica de

Curitiba, e depois do Paraná, em qualidade”