PANORAMA
GRAPHPRINT AGOSTO 17
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O 15º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe
Sobrinho, entregue no dia 23 de junho, no SantaMônica Clube de
Campo, emColombo, regiãodeCuritiba, deixou claroos caminhos
para se sobressair nestes tempos de crise econômica.
As três principais vencedoras – Corgraf (12 troféus), Malires (10)
eMidiograf (9) têm em comum abuscapor diferenciaçãonomer-
cado, e, com isso, sinalizam crescimento que pode chegar a 20%
em 2017, enquanto que a expectativa geral no setor, segundo a
AssociaçãoBrasileirada IndústriaGráfica (Abigraf),édehaver de-
créscimo de 0,5%na produção.
O prêmio é realizado pelo Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das In-
dústrias Gráficas do Estado do Paraná eAssociação Brasileira da
Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná), com a coordenação
e auditoria da ABTG (Associação Brasileira da Indústria Gráfica).
Concorreram 36 empresas, que inscreveram 431 produtos em 52
categorias, que vão de cartão de visitas a embalagens.
Caminhos dadiferenciação
15º PRÊMIOPARANAENSEDEEXCELÊNCIAGRÁFICAMOSTRA
CAMINHOPARASETORESPANTARACRISE
Para Linhares, a Corgraf também aproveita o próprio prêmio para
mapear oportunidades de melhoria em seus processos. “Ganha-
mos troféus em várias categorias, porque queremos atender bem
o cliente em vários tipos de produtos. Mas sempre avaliamos as
categorias em que não somos premiados para vermos em que
podemosmelhorar.”
Com essa visão, Linhares aponta que a Corgraf deverá ter cres-
cimento este ano. “Não quero precisar quanto,mas pelo primeiro
semestre já dá para adiantar que vamos fechar o ano com cres-
cimento real. E isso sem demissões e ainda contratando novos
funcionários”.
MUDANÇADEPATAMAR
Em 2014, o diretor da GráficaMalires, de Curitiba,Wagner Linha-
res, decidiu iniciar um processo demudança para colocar a em-
presa em outro patamar. O pilar principal eramelhorar a imagem
nomercado. Uma das ações foi justamente participar ativamente
do Prêmio de Excelência Gráfica. Naquele ano, inscreveu algumas
peças,masnãoobteve resultado. Em2015ganhoudois troféuseno
passado outros três, alémde umprêmio internacional. Agora levou
10 troféusparacasa.“Os troféussinalizamqueoprojeto iniciadohá
trêsanosestánocaminhocerto.Hojeaempresaévistanomercado
como produtora de soluções com ótima qualidade e, aos poucos,
estamos avançando para o objetivo de ser, em alguns anos, ame-
lhor gráficadeCuritiba, edepoisdoParaná, emqualidade”.
O projeto de mudança de patamar foi baseado na estruturação
de um departamento demarketing,mudança namentalidade dos
colaboradores quanto à necessidade de solucionar os problemas
dos clientes, capacitação técnica e aquisição de novos equipa-
AndreéLinhares,diretordaCorgraf
“Este ano, por exemplo, acabamos de
investir em uma nova impressora digital com
qualidade de offset para fazemos alguns tipos
de produtos com baixa tiragem para os quais
não tínhamosmuito foco.”
Maior ganhadora na história do prêmio, totalizando 134 troféus
nesses 15 anos, a Corgraf, da cidade de Colombo, sempre utilizou
a premiação como um balizador do seu trabalho. “Não criamos
produtos para ganhar prêmio,mas o fato de sempre sermos vito-
riosos aponta que o que fazemos tem qualidade e, portanto, esta-
mos no caminho certo”, diz o diretor da empresa,André Linhares.
A qualidade, segundo ele, é um processo buscado todos os dias,
em todos os departamentos da empresa. Para isso, investimen-
tos em equipamentos, emmodernização da gestão e no aprimo-
ramento técnico e pessoal dos colaboradores sempre estão nas
estratégias. “Esteano,por exemplo,acabamosde investir emuma
nova impressora digital com qualidade de offset para fazemos
alguns tipos de produtos com baixa tiragem para os quais não
tínhamosmuito foco.”
Wagner Linhares,diretordaGráficaMaliresdeCuritiba
“Os troféus sinalizam que o projeto iniciado há três
anos está no caminho certo. Hoje a empresa é vista
nomercado como produtora de soluções com ótima
qualidade e, aos poucos, estamos avançando para o
objetivo de ser, em alguns anos, amelhor gráfica de
Curitiba, e depois do Paraná, em qualidade”