GRAPHPRINT AGOSTO17
Panorama
45
mentos. “O resultado é que conquistamos cada vezmais clientes
e, com isso,desde2014não sabemosoqueécrise. Temoscresci-
do 10% a 15% ao ano e em 2017 deveremos fechar com 20% de
crescimentonaprodução,alémdeaumentode10%nonúmerode
colaboradores, totalizando 75”.
REALIDADEAUMENTADA
Para as gráficas vencedoras, o pilar para o sucesso é não dar
chance para a crise. É essa a mentalidade que o diretor da Mi-
diograf, da cidade de Londrina, EdsonBenvenho, incute em cada
um dos seus colaboradores. Aliado a essa posturamental, Ben-
venho aposta em um “jeito novo de se trabalhar com gráfica.
Acredito que o futuro da gráfica está em construir um futuro
diferente, que consiste em explorar todas as potencialidades do
negócio e não o cliente”.
Benvenhoexplicaqueacrise tirouaMidiograf dazonadeconforto
ea levouabuscar adiferenciação. Umadasações foi ingressar no
mercado de realidade aumentada (técnica que explora a inserção
de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário em
tempo real com o apoio de algum dispositivo tecnológico, como
smartphone). “Pormeio de parceiros, criamos nosso próprio apli-
cativo de realidade aumentada. É um novo negócio, explorando
o fato de todo mundo hoje ter smartphone, o que ajuda a trazer
trabalho de impressão para a gráfica.”
Além disso, aMidiograf reforçou sua equipe comercial com cinco
novas contratações para as áreas editorial, promocional, impres-
são digital e embalagem, e passou a abrir novas regiões no Para-
ná que ainda não atendia, ao mesmo tempo em que melhorou o
atendimento a clientes atuais. “O resultado é que vemos a crise,
maselanãonosassusta.Vamos fechar oanocomcrescimentode
15%em relaçãoaoanopassadoeaumentandode173para194o
número de funcionários.”
O presidente do Sigep, Abilio Santana, disse que a 15º edição do
prêmiomostrou realmente umamudança nomercado. “As gráfi-
cas precisam acordar para o fato de que omercadomudou e que
os clientes, cada vez mais, percebem quem está antenado com
essasmudanças. Ficar reclamandode tudoenão semodernizar é
o caminho para o fracasso.”
O esmero na qualidade mostrado pelas empresas no prêmio é
EquipedaMalirescomemoraumdosdez troféusganhosnoPrêmioParanaensedeExcelênciaGráfica.Crédito: AmarildoHenning
EdsonBenvenho,diretordaMidiograf dacidadedeLondrina
“Pormeio de parceiros, criamos nosso próprio
aplicativo de realidade aumentada. É um novo
negócio, explorando o fato de todomundo hoje
ter smartphone, o que ajuda a trazer trabalho de
impressão para a gráfica”
enaltecido pelo presidente daAbigraf-PR, Jair Leite. “As empre-
sas que se destacam no prêmio também se destacam no mer-
cado, porque estão atrás de diferenciações. Isso explica porque
crescem apesar de toda a crise econômica e política pela qual
passa o Brasil”.
OPrêmio Paranaense de ExcelênciaGráficaOscar SchrappeSobri-
nho foi criadoem2002peloSigep/Abigraf-PRparaestimular aqua-
lidade e incentivar a criatividade e as inovações tecnológicas das
gráficas do Paraná. Desde então, 71 gráficas já foram premiadas,
recebendo625 troféus comcercade4.500produtos inscritos.